Elementos que apontam a relevância da ética do discurso de Karl-Otto Apel

Autores

  • Antonio Wardison C. Silva

DOI:

https://doi.org/10.19176/rct.v0i81.15572

Palavras-chave:

Ética, Racionalidade, Discurso, Universal

Resumo

O mundo contemporâneo vive uma globalização da violência, fruto das relações econômicas, políticas e sociais. Frente a essa realidade, Karl Otto Apel arquiteta uma ética capaz de pensar e propor normas para os problemas que afetam a humanidade e o planeta. A partir dessa constatação, o presente texto propõe uma análise sobre alguns elementos que apontam a relevância da Ética do Discurso de Apel no mundo da técnica e da ciência e, com isso, procura sublinhar os fundamentos da ética apeliana.

Biografia do Autor

Antonio Wardison C. Silva

Mestrando em Filosofia pela PUCSP. Graduado em Filosofia e em Teologia. Especialista (lato sensu) em Filosofia Existencial e em Psicopedagogia.

Referências

APEL, Karl Otto. Estudios éticos. Trad. Carlos de Santiago. México, D. F.: Ediciones Coyocán, S. A., 2004.

ESTRADA, Juan Antonio. Tradiciones Religiosas y Ética Discursiva. In: FERNÁNDES, Domingo Blanco. Discurso y realidad. Madrid: Trotta, S.A., 1994.

HINKELAMMERT, Franz J. Ética de Discurso e Ética de Responsabilidade: uma tomada de posição crítica. In: SIDEKUM, Antonio. Ética do Discurso e Filosofia da Libertação: modelos complementares. São Leopoldo: Unisinos, 1994.

MARCEL, Niquet. Teoria realista da moral. Trad. F. José Herreiro Botin e Nélio Schneider. São Leopoldo:Unisinos, 2002.

OLIVEIRA, Manfredo Araújo de. Desafios éticos da globalização. São Paulo: Paulinas, 2001.

SILVA, Antonio Wardison C. Ética e responsabilidade social: perspectivas filosóficas conforme Karl Otto Apel. Repensar, ano 6, n. 2, dez. 2010.

SILVA, Antonio Wardison C.; AQUINO, José Moacir. A estrutura da Ética do Discurso de Karl Otto Apel. Repensar, ano 5, n. 2, dez. 2009, p. 43.

VILELA, Moreno. Dicionário de pensamento contemporâneo. São Paulo: Paulus, 2000.

Downloads

Edição

Seção

Artigos