MISSÃO AD GENTES: REFLEXÃO TEOLÓGICO-PASTORAL A PARTIR DO DECRETO AD GENTES

Nadi Maria de Almeida, Victor Dunne

Resumo


Este artigo se propõe a  uma análise do documento do Concílio Vaticano II sobre a atividade missionária, o Decreto Ad Gentes. Objetiva ponderar os fundamentos, horizontes e propostas missionárias a partir de uma reflexão teológica e pastoral do Decreto, assinalando a relevância do documento para a missão da Igreja no mundo contemporâneo. O estudo teve uma abordagem exploratória, qualitativo do Decreto Ad Gentes, auxiliada por pesquisas bibliográficas de autores que investigaram e escreveram sobre o assunto. O texto trás primeiro uma análise do documento, apresenta o contexto em que o mesmo surgiu; o processo da redação e a estrutura do texto e mostra o longo processo da redação até que chegassem a um consenso e a aprovação do seu conteúdo, com unanimidade de votos.  Proporciona, ainda, uma síntese dos pontos principais do conteúdo de cada capítulo, bem como sua divisão textual. O segundo momento traz a fundamentação bíblico-teológico do texto com seus novos horizontes e propostas missionárias ad gentes enquanto processo de evangelização, tal como aparece no Decreto. A pesquisa deseja revigorar o apelo a um maior engajamento nas atividades missionárias da Igreja, mostrar a importância da missão e estimular um compromisso pastoral mais aberto e missionário no mundo contemporâneo.


Palavras-chave


Decreto Ad Gentes. Concílio Vaticano II. Horizontes teológicos. Proposta Missionária.

Texto completo:

PDF HTML

Referências


Livros:

BEVANS, Stephen. A century of catholic mission: Roman Catholic missiology 1910 to the present. Oxford: Regnum Books International, 2013.

BÍBLIA SAGRADA. Bíblia de Jerusalém: São Paulo: Paulinas, 1989.

BOSCH, David. Missão transformadora: mudanças de paradigma na teologia da missão. Traduzido do original Transforming Mission: Paradigm Shifts in Theology of Mission. 1991. Tradução: Geraldo Kornodorfer e Luís M. Sander. São Leopoldo: Sinodal, 2002.

GOHEEN, Michael W. A light to the nations: the missionary Church and the Biblical story. Grand Rapids: Baker Academy, 2011.

RASCHIETTI, Estevão. Ad Gentes: texto e comentário. São Paulo: Paulinas, 2011.

SUESS, Paulo. Introdução à teologia da missão: convocar e enviar: servos e testemunhas do Reino. Petrópolis: Vozes, 2007.

Capítulo de livros:

COUTINHO, Suzana Ramos. Missão no contexto do pluralismo religioso. In LABONTÉ Guy; ANDRADE, Joachim. (Org.). Caminhos para a missão: fazendo missiologia contextual. Brasília: asbBSB, 2008, p. 321-336.

Documentos da Igreja:

JOÃO PAULO II. Carta Encíclica do Sumo Pontífice: Redemptoris Missio: sobre a validade permanente do mandato missionário. São Paulo: Paulinas, 1991.

PAULO VI. Decreto do Concílio Vaticano II: Ad Gentes. Sobre a atividade missionária da Igreja (1965). In COMPÊNDIO DO VATICANO II. Petrópolis: Vozes, 2000.

VATICANO II. Compêndio do Vaticano II: Constituições, decretos e declarações. 29 ed. Petrópolis: Vozes, 2000.

Artigos.

RASCHIETTI, Estevão. A missão “ad gentes” no documento de Aparecida. Revista Eclesiástica Brasileira REB. v. 69, n. 275, Petrópolis, 2009, p.642-675..

SOUZA, Ney. Contexto e desenvolvimento histórico do Concilio Vaticano II. Revista de Teologia e Cultura. n. 02, Out./ Nov./ Dez. 2005, p.1-36.

Artigos eletrônicos:

BETTSCHEIDER, Heribert; FERNANDES, Jorge. Ad gentes: A revolução na missão. In Revista Além-Mar, 2006. Disponível em: HTTP://www.alem-mar.org/cgi-bin/buildprint.pl?EEVAZZIAEpZGqyUFbK. Acesso em: 24 Apr. 2016.

SUESS, Paulo. O Decreto Ad Gentes sobre a atividade missionária da Igreja e o Vaticano II. In Igreja em rede, ficha 28: Decreto Ad Gentes, 2012. Disponível em: http://www.ambientevirtual.org.br/fichas-de-estudo/ad-gentes/. Acesso em: 22 mai. 2017.

Palestra eletrônica:

GOHEEN, Michael. W. A Igreja Missional na História Bíblica Missão e o Povo de Deus no Antigo Testamento. Reflexão contemporânea sobre a identidade missional da Igreja. Palestra: Luz para as nações: a missão de Israel. Interprete/ Tradução: DUCK, Arthur Wesley. Publicado em 31 de agosto de 2015. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ddIW0TgxRog. Acesso em: 16 jun. 2018.




DOI: https://doi.org/10.23925/rct.i95.41497

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Revista de Cultura Teológica

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

ISSN Online 2317-4307 | Impresso (descontinuada) 0104-0529

A Revista de Cultura Teológica e os textos aqui publicados estão licenciados com uma Licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International. Baseado no trabalho disponível em http://revistas.pucsp.br/culturateo. Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://revistas.pucsp.br/culturateo.


A Revista de Cultura Teológica está:

Associada a:

Indexada em:

  Google Acadêmico

Presença em Bibliotecas: