Desafios e perspectivas do processo de preparação do Sínodo Especial para Amazônia

Márcia Maria de Oliveira

Resumo


Este breve artigo apresenta algumas reflexões que brotam da vivência do processo de preparação do Sínodo para a Amazônia. Aborda alguns recortes da participação no V Simpósio Internacional do Programa de Pós-Graduação em Teologia da Pontifícia Universidade Católica da São Paulo – PUC/SP, e pontua alguns fragmentos da leitura do texto “Os patrões do Purus: elites fundiárias, poder e novas dinâmicas territoriais no sul do Amazonas” (COSTA, 2017) que apresenta os aspectos históricos dos processos de subjugação e dominação dos diversos povos da Amazônia a partir do processo de colonização. Objetiva apresentar contribuições para o debate do tema da sociobiodiversidade da região Pan-Amazônica, bem como as lutas e resistências desses povos que sobreviveram e continuam sobrevivendo a inúmeros processos de colonização. Apresenta pressupostos teóricos e conceituais para o entendimento do paradigma do Bem Viver enquanto experiência de cuidado da Casa Comum vivenciada pelos diversos povos da Amazônia, com destaque para o protagonismo das mulheres. 


Palavras-chave


Amazon; Socio-biodiversity; Synod; Catholic church; Integral ecology

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.23925/rct.i94.46613

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Revista de Cultura Teológica

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

ISSN Online 2317-4307 | Impresso (descontinuada) 0104-0529

A Revista de Cultura Teológica e os textos aqui publicados estão licenciados com uma Licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International. Baseado no trabalho disponível em http://revistas.pucsp.br/culturateo. Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://revistas.pucsp.br/culturateo.


A Revista de Cultura Teológica está:

Associada a:

Indexada em:

  Google Acadêmico

Presença em Bibliotecas: