AS FONTES ORAIS E SUA RELEVÂNCIA NOS ESTUDOS LINGUÍSTICO-HISTORIOGRÁFICOS

Autores

  • Ricardo Stavola Cavaliere UFF

DOI:

https://doi.org/10.1590/delta.v29i2.10238

Palavras-chave:

historiografia lingüística, fontes canônicas, fontes orais, relevância

Resumo

No que se refere às fontes historiográficas, sabe-se que, em princípio, as de natureza documental são de grande utilidade para esclarecimento e interpretação dos fatos, dada a presunção de confiabilidade de que desfrutam como documento histórico. Hoje, contudo, cresce significativamente a relevância das fontes informais, tais como as cartas, os diários, os bilhetes familiares e outras dessa natureza, assim como as fontes orais, cuja importância como documento histórico deve ser reavaliada. Este texto trata em especial da fontes historiográficas orais no campo da Historiografia da Linguística, bem como de sua utilização em projetos de pesquisa contemporâneos que se dedicam ao estudo e análise do percurso do saber linguístico no Brasil.

Biografia do Autor

Ricardo Stavola Cavaliere, UFF

Ricardo Cavaliere possui graduação em Letras (Português/Inglês) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1975), mestrado em Língua Portuguesa (Letras Vernáculas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990) e doutorado em Língua Portuguesa (Letras Vernáculas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997). Fez estágio de pós-doutorado em História da Gramática no Brasil, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, sob supervisão do Prof. Dr. Evanildo Bechara. Atualmente é professor associado da Universidade Federal Fluminense, membro da Academia Brasileira de Filologia, diretor da Revista Confluência, conselheiro do Real Gabinete Português de Leitura e conselheiro do Liceu Literário Português. Tem experiência na área de Letras e Linguística, com ênfase na descrição do português e na historiografia dos estudos linguísticos.

Downloads

Publicado

2014-04-22

Como Citar

Cavaliere, R. S. (2014). AS FONTES ORAIS E SUA RELEVÂNCIA NOS ESTUDOS LINGUÍSTICO-HISTORIOGRÁFICOS. DELTA: Documentação E Estudos Em Linguística Teórica E Aplicada, 29(2). https://doi.org/10.1590/delta.v29i2.10238

Edição

Seção

Artigos