Estudo sobre a intervenção em crianças falantes do Português Europeu com atraso fonológico

Autores

  • Cassandra Pedro University of Aveiro, Portugal
  • Tatiana Oliveira University of Aveiro, Portugal
  • Marisa Lousada University of Aveiro, Portugal
  • Pedro Sá Couto University of Aveiro, Portugal

Palavras-chave:

Atraso fonológico, intervenção, eficácia, criança

Resumo

O objetivo primordial do presente estudo foi avaliar a efi cácia de duas abordagens de intervenção de base fonológica (Parents and Children Together (Bowen, 2009) e terapia de consciência fonológica (Gillon & McNeill, 2007)), num grupo de 6 crianças com idades entre 5;0 – 6;1 e diagnóstico de atraso fonológico. As seguintes medidas de resultados foram obtidas antes e após 10 sessões de intervenção: percentagem de consoantes corretas, percentagem de ocorrência de processos fonológicos, inventário fonético, consciência fonológica e generalização. Estas medidas possibilitaram a análise dos efeitos das intervenções supracitadas. A realização deste estudo sugere que ambas as abordagens de intervenção se revelaram benéficas na melhoria da produção e da consciência silábica das crianças. A terapia de consciência fonológica promoveu adicionalmente uma evolução das capacidades de consciência fonémica das crianças.

Biografia do Autor

Cassandra Pedro, University of Aveiro, Portugal

School of Health Sciences (ESSUA), University of Aveiro, 3810-193 Aveiro, Portugal

Tatiana Oliveira, University of Aveiro, Portugal

School of Health Sciences (ESSUA), University of Aveiro, 3810-193 Aveiro, Portugal

Marisa Lousada, University of Aveiro, Portugal

School of Health Sciences (ESSUA), University of Aveiro, 3810-193 Aveiro, Portugal and Institute of Electronics and Telematics Engineering of Aveiro (IEETA), University of Aveiro, 3810-193 Aveiro, Portugal

Pedro Sá Couto, University of Aveiro, Portugal

Center for Research and Development in Mathematics and Applications (CIDMA), Department of Mathematics (DMAT), University of Aveiro 3810-193 Aveiro, Portugal

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Publicado

2014-07-15

Como Citar

Pedro, C., Oliveira, T., Lousada, M., & Couto, P. S. (2014). Estudo sobre a intervenção em crianças falantes do Português Europeu com atraso fonológico. DELTA: Documentação E Estudos Em Linguística Teórica E Aplicada, 30(1). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/11998

Edição

Seção

Artigos