AS PERFORMANCES DISCURSIVO-IDENTITÁRIAS DE MULHERES NEGRAS EM UMA COMUNIDADE PARA NEGROS NA ORKUT

Autores

  • Glenda Cristina Valim de Melo Universidade de Franca
  • Luiz Paulo Moita Lopes Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.1590/delta.v29i2.13083

Palavras-chave:

Mulheres Negras, Performances Identitárias, Teorias Queer, Orkut

Resumo

Este artigo analisa performances identitárias de raça encenadas nos textos produzidos por negras em uma comunidade da Orkut. O estudo se embasa em concepções sobre os novos letramentos digitais e em teorias queer. Os dados foram gerados em uma comunidade da Orkut que discute temas sobre a população negra. Foram analisadas mensagens de um fórum para mulheres negras brasileiras. O arcabouço analítico é constituído pelos construtos alinhamento e enquadre, propostos por Goffman ([1979], 1998). Os resultados indicam que as performances identitárias das participantes são permeadas por sexualidade, gênero, raça, classe social e oscilam entre uma postura queer e performances essencializadas.

Biografia do Autor

Glenda Cristina Valim de Melo, Universidade de Franca

Doutora em Estudos da Linguagem e Linguística Aplicada pela PUCSP.  Leciono na Universidade de Franca, participo do grupo Alter USP e Salínguas.

Downloads

Como Citar

Melo, G. C. V. de, & Moita Lopes, L. P. (2013). AS PERFORMANCES DISCURSIVO-IDENTITÁRIAS DE MULHERES NEGRAS EM UMA COMUNIDADE PARA NEGROS NA ORKUT. DELTA: Documentação E Estudos Em Linguística Teórica E Aplicada, 29(2). https://doi.org/10.1590/delta.v29i2.13083

Edição

Seção

Artigos