Construção da identidade profi ssional de professores na universidade: aprendendo a partir de sua prática diarista

Eveline Mattos Tápias-Oliveira

Resumo


O presente artigo apresenta os resultados de uma tese de doutorado eestudos subsequentes dos mesmos dados: diários produzidos por alunosiniciantes no curso de Letras participantes de práticas de leitura eescrita acadêmicas. Dados coletados longitudinalmente ao longo deum ano apresentam informações sobre o processo de aprendizagem ea construção identitária dos sujeitos. Análise linguístico-enunciativodiscursivarevela: gêneros utilizados pelos sujeitos no diário em razão deseu posicionamento frente ao professor; uso de metáforas para entendermudanças valorativas sobre o conhecimento; vozes confl itantes durante aformação crítica do profi ssional. Ao fi nal, comentários sobre a formaçãoprofi ssional do professor.

Palavras-chave


identidade e construção da identidade do professor; prática diarista; ensino de leitura e produção escrita; pesquisa e ensino.

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


Revista Delta-Documentação e Estudos em Linguística Teórica e Aplicada ISSN 1678-460X