Construção da identidade profi ssional de professores na universidade: aprendendo a partir de sua prática diarista

Autores

  • Eveline Mattos Tápias-Oliveira Universidade de Taubaté – UNITAU – BRASIL

Palavras-chave:

identidade e construção da identidade do professor, prática diarista, ensino de leitura e produção escrita, pesquisa e ensino.

Resumo

O presente artigo apresenta os resultados de uma tese de doutorado eestudos subsequentes dos mesmos dados: diários produzidos por alunosiniciantes no curso de Letras participantes de práticas de leitura eescrita acadêmicas. Dados coletados longitudinalmente ao longo deum ano apresentam informações sobre o processo de aprendizagem ea construção identitária dos sujeitos. Análise linguístico-enunciativodiscursivarevela: gêneros utilizados pelos sujeitos no diário em razão deseu posicionamento frente ao professor; uso de metáforas para entendermudanças valorativas sobre o conhecimento; vozes confl itantes durante aformação crítica do profi ssional. Ao fi nal, comentários sobre a formaçãoprofi ssional do professor.

Downloads

Publicado

2015-06-01

Como Citar

Tápias-Oliveira, E. M. (2015). Construção da identidade profi ssional de professores na universidade: aprendendo a partir de sua prática diarista. DELTA: Documentação E Estudos Em Linguística Teórica E Aplicada, 31(1). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/26375

Edição

Seção

Artigos