Uma Análise Sistêmico-Funcional de Redações de Aprendizes da Língua Inglesa

Luciana de Moura

Resumo


Este trabalho apresenta uma análise sistêmico-funcional de duas redaçõesoriginadas do Exame de Redação Analítica da Universidade da Califórnia,escritas por aprendizes da lingua inglesa. A análise mostra as escolhaslinguísticas utilizadas nessas duas redações, uma que recebeu uma notaalta e uma que recebeu uma nota baixa no exame. O artigo descrevealgumas das escolhas gramaticais que são funcionais para a redaçãoexpositiva, divididas em três categorias principais: escolhas textuais,interpessoais e ideacionais. Depois dessa breve descrição é apresentada aanálise das duas redações em termos desses recursos. O artigo mostra asdiferenças entre as redações em termos das escolhas linguísticas usadaspelos dois autores. Algumas conclusões para a prática educacional erecomendações para educadores baseados na análise serão incluídas.

Palavras-chave


linguística sistêmico-funcional; aprendizes de língua inglesa; redações expositivas.

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


Revista Delta-Documentação e Estudos em Linguística Teórica e Aplicada ISSN 1678-460X