Teletandem Institucional Integrado: O que aprendemos sobre produção escrita e correção por pares?

Solange Aranha, Suzi Marques Spatti Cavalari

Resumo


Defi nimos o teletandem institucional integrado (TTDii) como uma série desessões de teletandem que são integradas às aulas de língua estrangeiraa fi m de que a prática de teletandem ao mesmo tempo benefi cie e sejabenefi ciada por tais aulas. O objetivo deste trabalho é encaminharquestões sobre a forma pela qual os participantes brasileiros, futurosprofessores de língua estrangeira, oferecem feedback para as produçõesescritas de seus pares americanos. Os dados pertencem a um banco dedados que inclui os textos escritos e revisados durante a duração dasparcerias. Os resultados mostram que os participantes tendem a corrigira produção escrita de seus parceiros de teletandem de forma direta, comfoco na forma linguística e de acordo com suas crenças e experiênciacomo alunos.

Palavras-chave


teletandem; produção escrita; feedback corretivo; aprendizagem de língua estrangeira.

Texto completo:

PDF


Revista Delta-Documentação e Estudos em Linguística Teórica e Aplicada ISSN 1678-460X