LETRAMENTO E INCLUSÃO: DO ESTADO-NAÇÃO À ERA DAS TIC

Autores

  • Marcelo El Khouri Buzato (UFGD/Unicamp)

Palavras-chave:

letramento digital, alfabetização digital, inclusão digital, globalização

Resumo

O trabalho objetiva (i) propor uma concepção relacional de letramento digital, alternativa às encontradas na literatura corrente, (ii) fundamentar a necessidade de tal concepção em uma análise sócio-histórica da relação entre inclusão, tecnologia e letramento, e (iii) ilustrar a utilidade de tal concepção para a pesquisa em inclusão digital no âmbito do campo aplicado dos estudos da linguagem. A fundamentação teórica abrange estudos sobre inclusão digital e letramento digital, teorias de letramento de cunho sócio-cultural e teorias de inclusão social com respeito às diferenças, todas, de alguma forma, postas em relação com a concepção dialógica da linguagem. Utilizam-se vinhetas de situações reais para ilustrar o poder operativo da teoria proposta. Concluise que a concepção de letramento digital defendida abre um campo alternativo de pesquisa em inclusão digital, mas exige um posicionamento ético condizente com uma concepção de inclusão fundada na agentividade e na autonomia dos sujeitos na transculturalidade.

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Como Citar

Buzato, M. E. K. (2009). LETRAMENTO E INCLUSÃO: DO ESTADO-NAÇÃO À ERA DAS TIC. DELTA: Documentação E Estudos Em Linguística Teórica E Aplicada, 25(1). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/28204

Edição

Seção

Artigos