As metáforas primárias na aquisição da linguagem: um estudo interlingüístico

Autores

  • Maity Siqueira PUCRS
  • Regina Ritter Lamprecht PUCRS

Palavras-chave:

metáforas primárias, aquisição da linguagem, desenvolvimento da linguagem figurada, lingüística cognitiva

Resumo

Este trabalho apresenta um estudo interlingüístico e evolutivo da compreensão de oito metáforas primárias sob a perspectiva da Teoria da Metáfora Conceitual. Os dados foram obtidos através de entrevistas com crianças de 3 a 10 anos de idade, monolíngües, falantes nativas de português brasileiro ou de inglês norte-americano, bem como com adultos das mesmas comunidades lingüísticas. Os resultados de duas tarefas (verbal e não-verbal) aplicadas revelaram que a compreensão de metáforas primárias é uma habilidade que emerge cedo na infância e está relacionada ao tipo de mapeamento envolvido em cada metáfora conceitual. Tanto para os participantes brasileiros quanto para os participantes norte-americanos, a compreensão de metáforas primárias se deu em três estágios.

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Publicado

2016-11-22

Como Citar

Siqueira, M., & Lamprecht, R. R. (2016). As metáforas primárias na aquisição da linguagem: um estudo interlingüístico. DELTA: Documentação E Estudos Em Linguística Teórica E Aplicada, 23(2). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/30421

Edição

Seção

Artigos