Educação pública e escola: uma leitura austiniana

Autores

  • Sandra Helena Dias de Melo Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE

Palavras-chave:

Atos de fala, formação humana, práticas solidárias, competência

Resumo

Este trabalho tem por objetivo discutir a formação humana na escola da rede estadual de ensino e os atos de fala que circundam a educação pública. Partindo do pressuposto de que a língua é performativa, discutiu-se a conexão escola pública e atos de fala considerando a promessa de formação humana que gira em torno do discurso institucional. Para tanto, foi analisado documento de Base Curricular Comum do estado de Pernambuco. Como refl exão fi nal, percebeu-se o problema das noções de consenso discursivo, práticas solidárias e competência presentes no documento, tanto pela institucionalização de conceitos, como a solidariedade, quanto pela promessa de “conforto” a pares que dialogam consensualmente.

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Como Citar

Melo, S. H. D. de. (2017). Educação pública e escola: uma leitura austiniana. DELTA: Documentação E Estudos Em Linguística Teórica E Aplicada, 32(3). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/32237

Edição

Seção

Artigos