Um estudo do gênero abstract na disciplina de Antropologia: a heterogeneidade da(s) área(s) A study of abstracts in anthropology: the heterogeneity within the field(s)

Autores

  • Beatriz Gil Fatec - Catanduva
  • Solange Aranha Unesp

Palavras-chave:

Gênero resumo, Stance, Hedges, Boosters

Resumo

Este artigo analisa a constituição do gênero abstract de artigos de pesquisa em suas características retóricas e linguísticas na disciplina de Antropologia em um corpus de 24 abstracts, retirados de dois periódicos Qualis A1. O modelo de movimentos retóricos proposto por Gil (2011) e os conceitos de stance, hedges e boosters (cf.: Hyland 1998, 2002, 2011) foram usados. Mesmo sendo da mesma área, os periódicos são frutos  de fazeres de pesquisa múltiplos, ou seja, as disciplinas e as fronteiras ocupadas pelas pesquisas são determinantes na constituição desses gêneros, o que corrobora a noção de tipicação (cf.: Bazerman 2006, 2009).

Downloads

Publicado

2017-11-22

Como Citar

Gil, B., & Aranha, S. (2017). Um estudo do gênero abstract na disciplina de Antropologia: a heterogeneidade da(s) área(s) A study of abstracts in anthropology: the heterogeneity within the field(s). DELTA: Documentação E Estudos Em Linguística Teórica E Aplicada, 33(3). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/35235