Motivações cognitivas e interacionais em competição: a força das palavras em contexto
Resumo
Neste artigo, parto da noção clássica de "contexto" desde os estudos de Malinowiski, discutindo os parâmentros dessa categoria funcional não só em termos de sua exterioridade mas, principalmente, sua associação a modelos cognitivos interiorizados. A análise do discurso crítica que enfoca a língua como prática social constitui meu passaporte teórico e o discurso docente o meu objeto de análise e reflexão. Busco explicitar as motivações cognitivas e interacionais em competição no espaço de sala de aula com o propósito de mostrar como a força das palavras já está prevista na "experiência" ou modelo de contexto que cada um traz dentro de si, o que deve ser levado em conta na ação pedagógica.
Palavras-chave
Contexto; Cognição; Interação; Análise do Discurso
Texto completo:
PDFMétricas do artigo
Carregando Métricas ...
Metrics powered by PLOS ALM
Revista Delta-Documentação e Estudos em Linguística Teórica e Aplicada ISSN 1678-460X