Toucher du doigt le jeu du mécanisme linguistique: Investigando a língua em movimento na fala da criança

Autores

  • Rosa Attié Figueira (Universidade Estadual de Campinas - Instituto de Estudos da Linguagem/ Departamento de Linguística - Campinas - São Paulo

Palavras-chave:

mecanismo linguístico, analogia, mise en rapport, mise en système, relações associativas, esquecimento estrutural.

Resumo

Cem anos depois da publicação do Cours de Linguistique Générale, sua

importância chega até nossos dias, acrescida do interesse pela descoberta

de novos documentos. Nas lições de Saussure exemplifica-se o fenômeno

da analogia com falas de criança, ilustração esta que ultrapassa o mero

propósito pedagógico e, a serviço da teorização, oferece um ponto de

partida capaz de convocar outros pilares do edifício conceitual saussu-

riano (língua e fala, mecanismo associativo-sintagmático, para dizer o

mínimo). Neste trabalho aceitamos o convite de Saussure de “escutar

uma criança”, explorando através da evidência empírica disponível,

inovações que nos fazem “toucher du doigt le jeu du mécanisme linguisti-

que” – imagem sugestiva de questões teóricas e empíricas, aptas a atestar

a atualidade dos fundamentos do pensamento saussuriano nos estudos

sobre a fala da criança.

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Publicado

2019-02-06

Como Citar

Figueira, R. A. (2019). Toucher du doigt le jeu du mécanisme linguistique: Investigando a língua em movimento na fala da criança. DELTA: Documentação E Estudos Em Linguística Teórica E Aplicada, 34(3). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/39656

Edição

Seção

Artigos