FÉ CEGA E FACA AMOLADA: OBSERVAÇÕES SOBRE IMAGENS DE PROFESSORES DE PRÁTICA DE ENSINO DE INGLÊS

Autores

  • Telma Gimenes Universidade Estadual de Londrina
  • Simone Reis Universidade Estadual de Londrina
  • Denise I. B. G. Ortenzi Universidade Estadual de Londrina

Palavras-chave:

formadores de professores reflexivos, estágio, experiência pessoal, pesquisa acadêmica

Resumo

A participação como membros de bancas examinadoras na área de Metodologia e Prática de Ensino de Inglês em nível universitário tem nos levado a questionamentos sobre o papel do “supervisor de estágio”. Neste trabalho fazemos algumas observações a respeito dessa participação, especialmente no que se refere às imagens apresentadas pelos candidatos, muitos sem qualquer experiência prévia na área. Identificamos duas fontes principais que parecem justificar suas abordagens: uma derivada da biografia pessoal e profissional e outra derivada de contato com textos acadêmicos. Em ambas se pode notar a fé na “verdade” a ser revelada aos futuros professores. Apresentamos também nossos próprios entendimentos de qual seria o papel do supervisor, posição essa igualmente sujeita ao mesmo crivo de análise.

Downloads

Publicado

2018-11-23

Como Citar

Gimenes, T., Reis, S., & Ortenzi, D. I. B. G. (2018). FÉ CEGA E FACA AMOLADA: OBSERVAÇÕES SOBRE IMAGENS DE PROFESSORES DE PRÁTICA DE ENSINO DE INGLÊS. DELTA: Documentação E Estudos Em Linguística Teórica E Aplicada, 16(1). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/40010

Edição

Seção

Debates