A sessão oral de teletandem inicial: a estrutura retórica do gênero

Autores

  • Laura Rampazzo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Câmpus Avançado de Tupã - Tupã - SP
  • Solange Aranha Universidade Estadual Paulista - Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas/ Departamento de Letras Modernas - São José do Rio Preto - SP

Palavras-chave:

teletandem institucional integrado, gêneros, estrutura retórica, cenário de aprendizagem

Resumo

Este estudo concentra-se no contexto de teletandem, um ambiente virtual e colaborativo de aprendizagem de línguas em que estudantes universitários encontram-se semanalmente por meio de ferramentas de comunicação síncrona para a aprendizagem da língua um do outro (Telles 2006). Neste artigo, temos por objetivo investigar a estrutura retórica dos primeiros 15 minutos de dez sessões orais de teletandem iniciais, isto é, o primeiro encontro via skype entre os parceiros. Nossos resultados apontam para a padronização do discurso na sessão oral de teletandem inicial e evidenciam a relação entre estrutura retórica e cenário de aprendizagem (Foucher 2010).

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Como Citar

Rampazzo, L., & Aranha, S. (2018). A sessão oral de teletandem inicial: a estrutura retórica do gênero. DELTA: Documentação E Estudos Em Linguística Teórica E Aplicada, 34(1). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/41392

Edição

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Artigos