A emergência da "coesão" narrativa: "e daí" em narrativas infantis

Roxane Helena Rodrigues Rojo

Resumo


O objetivo deste artigo é descrever práticas, processos e mecanismos internacionais que conduzam a criança de narrativas dialógicas para monológicas, como são encontradas em processos interacionais de alfabetização e aquisição de linguagem. Para fazer isso, analisarei e discutirei práticas interacionais em um cpntext familiar, em leitura de livros e episódios de narração de histórias. Os resultados mostram que os segmentos então e depois, multifuncionais e polissêmicos, assumem diferentes funções durante essa construção e são o suporte segmentar de um novo padrão entoacional do discurso narrativo, visto como o primeiro surgimento da narrativa mológica. Esses resultados levam a questionar as afirmações linguísticas e psicolinguísticas sobre as funções e o funcionamento desses segmentos.


Palavras-chave


pontuação, escrita, aquisição, revisão, narrativa, formato gráfico do texto

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Revista Delta-Documentação e Estudos em Linguística Teórica e Aplicada ISSN 1678-460X