Metáfora, cognição e ensino de leitura

Autores

  • Mara Sophia Zanotto Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Palavras-chave:

metáfora, cognição, leitura, compreensão, similaridade

Resumo

A intensa pesquisa interdisciplinar sobre metáfora, realizada nos últimos vinte anos, produziu uma abordagem totalmente nova para essa figura retórica: ela não é mais considerada uma figura lingüística simples. Em vez disso, acabou sendo considerada uma operação cognitiva fundamental "Em outras palavras, a metáfora não se refere primariamente a uma figura de linguagem, mas a uma forma fundamental de conhecimento do homem". (Haskell, 1987: XII) Embora esse tipo de pesquisa tenha produzido algumas idéias interessantes, "a natureza da metáfora e como e por que ela permeia todos os aspectos da cognição permanecem enigmáticas" (Indurkya, 1991: 1). Uma das maneiras de explorar os aspectos cognitivos da metáfora é tentar descobrir os processos mentais envolvidos na compreensão de novas metáforas. Com esse objetivo em mente, realizei uma investigação qualitativa empírica sobre o processo de compreensão de metáforas e o processo de explicação de enigmas.

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Publicado

2019-10-08

Como Citar

Zanotto, M. S. (2019). Metáfora, cognição e ensino de leitura. DELTA: Documentação E Estudos Em Linguística Teórica E Aplicada, 11(2). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/45166

Edição

Seção

Artigos