"Afetividade" e inconsciente na didática de línguas

Autores

  • Carolina Rodríguez Universidade Estadual de Campinas

Resumo

Este artigo se preocupa principalmente com o tema da afetividade, conforme discutido atualmente na Linguística Aplicada. Argumenta-se que o próprio fenômeno é sintomático de uma estratégia de exclusão quando se trata de questões teóricas como o sujeito do discurso. No entanto, graças à recente onda de interesse no ensino de idiomas, esse movimento não é mais considerado justificável - já que o próprio processo de aprendizado é o que está centralmente em questão. Ao transformar a arte, os pesquisadores de Linguística Aplicada tendem a favorecer a concepção cognitivista de sujeito que a acompanha. Um estudo de caso no qual é oferecida experiência real em sala de aula com o objetivo de destacar algumas das principais características dessa concepção alternativa.

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Publicado

2019-10-16

Como Citar

Rodríguez, C. (2019). "Afetividade" e inconsciente na didática de línguas. DELTA: Documentação E Estudos Em Linguística Teórica E Aplicada, 10(1). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/45459

Edição

Seção

Artigos