Apoio visual do traçado espectrográfico: impacto na confiabilidade da análise perceptivo-auditiva da voz por avaliadores inexperientes

Ana Cristina Côrtes Gama

Resumo


Introdução: a avaliação fonoaudiológica é um instrumento eficaz para análise dos distúrbios vocais, pois é através dela que podemos descrever o perfil vocal do indivíduo e identificar os fatores que desencadeiam e mantém a disfonia.  Os tipos de avaliação mais utilizados na clínica fonoaudiológica são a análise perceptivo-auditiva e a análise acústica da voz. Objetivo: verificar se a apresentação simultânea das vozes e do traçado espectrográfico aumenta a confiabilidade da análise perceptivo-auditiva dos parâmetros instabilidade (I) e do grau geral de desvio vocal (G) realizada por avaliadores não experientes. Material e método: trata-se de um estudo longitudinal, em que 14 estudantes do curso de Fonoaudiologia avaliaram de forma perceptivo-auditiva, em dois momentos distintos, 48 amostras vocais sem e com o apoio visual do traçado espectrográfico. Com o propósito de se analisar as concordâncias inter e intra-avaliadoras, vinte por cento das vozes foram repetidas aleatoriamente nos dois momentos. Para a análise das concordâncias foi utilizado o índice estatístico Kappa. Resultados: houve diferença entre as avaliações perceptivo-auditivas inter e intra-avaliadores sem e com o apoio visual do traçado espectrográfico no parâmetro instabilidade (I). No parâmetro grau geral de desvio vocal (G), houve diferença estatística entre as avaliações perceptivo-auditivas apenas na concordância intra-avaliadores. Conclusão: o apoio visual do traçado espectrográfico aumenta significativamente a confiabilidade da avaliação perceptivo-auditiva da voz.


Palavras-chave


Voz; Fonoaudiologia; Distúrbios da Voz; Instrumentação.

Texto completo:

PDF PDF (English)

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




A revista Distúrbios da Comunicação e os textos aqui publicados estão licenciados com uma Licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International. Baseado no trabalho disponível em https://revistas.pucsp.br/dic. Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em https://revistas.pucsp.br/dic.