Percepção dos atores sobre o papel da terapia da fala nos contextos de cinema, dublagem, teatro e televisão em Portugal

Autores

  • Inês Mondim Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto - ESTSP
  • André Araújo
  • Alexandra Oliveira

Palavras-chave:

Fonoaudiologia, Voz, Treinamento da voz.

Resumo

Introdução: Em alguns países tem-se verificado um aumento da parceria entre o terapeuta da fala e o ator, existindo uma expansão crescente da intervenção do terapeuta nos vários contextos profissionais do ator. Em Portugal, esta realidade é ainda pouco conhecida. Objetivo: Descrever e relacionar a percepção que os atores das diferentes áreas performativas: cinema, dublagem, teatro e televisão, têm em relação ao papel do terapeuta da fala. Material e Método: Realizou-se um estudo observacional descritivo-transversal. Recorreu-se a um questionário online para recolha de dados, numa amostra de 72 atores, proveniente de todo o país. Resultados: Nos contextos de dublagem e teatro o terapeuta da fala é considerado como extremamente importante, enquanto em cinema e televisão a classificação obtida é de importante. Apesar de os inquiridos atribuírem um grau elevado de importância à integração do terapeuta da fala nas suas equipes de trabalho, as suas áreas de intervenção ainda não são completamente conhecidas. Na opinião dos inquiridos, o terapeuta da fala pode integrar a equipe dos quatro contextos, nos seguintes aspectos: terapia vocal, orientação de aquecimento vocal e assistência contínua aos atores. Conclusão: Os atores estão receptivos ao trabalho do terapeuta da fala, embora demonstrem uma visão parcial das suas funções. A preparação dos terapeutas da fala para esta área é questionada, pelo que é necessário, desenvolver mais conhecimento sobre as suas reais competências, bem como formas de aprimoramento profissional de modo a melhor responder às necessidades dos atores, nos vários contextos. 

 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Inês Mondim, Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto - ESTSP

Terapeuta da fala formada pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto (2013). Trabalhou na empresa Vocare – Instituto Profissional da Voz e Comunicação (2013) e efetuou estágio profissional no serviço de Medicina Física e Reabilitação, do Hospital Pedro Hispano, de 2013 a 2015. Atualmente, trabalha na empresa Felicity Terapias de Reabilitação e de Re-Educação. Tem formação complementar em teatro e dobragens.

André Araújo

Terapeuta da Fala formado pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto (2003), Mestre em Ciências da Fala e da Audição e Doutorado em Música, ambos pela Universidade de Aveiro (2007 e 2015). É Professor Adjunto no Instituto Politécnico do Porto, Escola Superior de Tecnologia da Saúde, onde é responsável pelo Laboratório de Voz. Desde 2014 é membro do Departamento de Voz da Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala. É fundador da marca “Voz e Nós”, Coaching e Formação em Comunicação e Voz, tendo ganho um prémio de empreendedorismo com este projeto. Tem formação complementar em Música, Piano e Canto. Atualmente dedica-se à investigação na área das ciências da fala e da voz, incluindo "técnica vocal", "comunicação profissional", "canto" e "patologia vocal".

Alexandra Oliveira

Matemática formada pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (2003) e Mestre em Engenharia Matemática (2006). Frequenta o Programa Doutoral em Matemática Aplicada desde 2009 e é investigadora do Centro de Matemática da Universidade do Porto. É Professora Assistente na Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto do Instituto Politécnico do Porto. De 2005 a 2008 foi Técnica de Investigação do INE - Instituto de Engenharia Biomédica.

Publicado

2015-09-04

Como Citar

Mondim, I., Araújo, A., & Oliveira, A. (2015). Percepção dos atores sobre o papel da terapia da fala nos contextos de cinema, dublagem, teatro e televisão em Portugal. Distúrbios Da Comunicação, 27(3). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/dic/article/view/22205

Edição

Seção

Artigos