Interferência do frênulo lingual para a evolução do quadro fonológico: caso clínico

Autores

  • Maria Gabriela Cavalheiro Hospital de Reabilitação em Anomalias Craniofaciais - Universidade de São Paulo
  • Camila de Castro Corrêa Faculdade de Medicina de Botucatu - UNESP
  • Giédre Berretin-Felix Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru
  • Luciana Paula Maximino Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru e Seção de Genética Clínica de Biologia Molecular do Hospital de Reabilitação em Anomalias Craniofaciais.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2724.2018v30i4p785-790

Palavras-chave:

Frênulo de Lingua, Transtorno Fonológico, Anquiloglossia

Resumo

Introdução: A alteração de frênulo lingual se torna agravante em crianças com Transtorno Fonológico. Tendo em vista a complexidade da produção de fala, é necessário garantir que a intervenção fonoaudiológica contemple o equilíbrio entre forma e função. Objetivo: objetivo deste estudo foi descrever o processo terapêutico de uma criança, do sexo masculino, aos cinco anos de idade, com Transtorno Fonológico e alteração de frênulo lingual Métodos: O diagnóstico de Transtorno Fonológico foi realizado aos 5 anos de idade. A avaliação do aspecto fonológico foi realizada por meio da aplicação das provas de imitação e nomeação do Teste de Linguagem Infantil ABFW- item fonologia e cálculo de Porcentagem de Consoantes Corretas (PCC) em três momentos distintos. A intervenção terapêutica foi baseada no Modelo de Ciclos Modificado e realizada Frenectomia. Resultados: No processo de intervenção foram realizadas 12 sessões de terapia fonoaudiológica enquanto a criança aguardava o procedimento cirúrgico, notando-se evolução limitada dos fonemas /r/ e /l/. Foi realizado procedimento cirúrgico de Frenectomia e 23 sessões de terapia fonoaudiológica com o objetivo de organizar o sistema fonológico. Após intervenção terapêutica e cirúrgica foi observado melhora no grau de inteligibilidade de fala que passou de Levemente Moderado para Leve e adequação de processos fonológicos não esperados para a idade. Conclusão: A terapia fonoaudiológica com o enfoque nos processos fonológicos foi importante para amenizar a gravidade da inteligibilidade de fala, porém se faz fundamental o procedimento cirúrgico, visando melhorar as distorções articulatórias justificadas pela forma alterada.


Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Maria Gabriela Cavalheiro, Hospital de Reabilitação em Anomalias Craniofaciais - Universidade de São Paulo

Fonoaudiológa pela Faculdade de Odontologia de Bauru, Mestre em ciências pelas Faculdade de Odontologia de Bauru e Doutoranda em ciências da reabilitação pelo Hospital de Reabilitação em Anomalias Crianiofaciais , seção de genética clínica e biologia molecular.

Camila de Castro Corrêa, Faculdade de Medicina de Botucatu - UNESP

Fonoaudióloga, Doutoranda pela Faculdade de Medicina de Botucatu - UNESPAperfeiçoamento em Motricidade Orofacial - Hospital das Clinicas da FMRP-USP

Giédre Berretin-Felix, Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru

Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru

Luciana Paula Maximino, Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru e Seção de Genética Clínica de Biologia Molecular do Hospital de Reabilitação em Anomalias Craniofaciais.

Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru e Seção de Genética Clínica de Biologia Molecular do Hospital de Reabilitação em Anomalias Craniofaciais.

Publicado

2018-12-12

Como Citar

Cavalheiro, M. G., Corrêa, C. de C., Berretin-Felix, G., & Maximino, L. P. (2018). Interferência do frênulo lingual para a evolução do quadro fonológico: caso clínico. Distúrbios Da Comunicação, 30(4), 785–790. https://doi.org/10.23925/2176-2724.2018v30i4p785-790

Edição

Seção

Artigos