Ensino de Matemática no Ensino Fundamental II: as avaliações padronizadas e os resultados brasileiros

Autores

  • Marcos de Toledo Benassi UNICAMP
  • Yana Meira Rosa de Souza UNICAMP
  • Ana Paula Basqueira Unicamp
  • Roberta Gurgel Azzi UNICAMP

Palavras-chave:

Ensino de Matemática, Avaliações Padronizadas, Ensino Fundamental II

Resumo

O desempenho de alunos na disciplina de Matemática tem sido olhado com mais cuidado e atenção devido a sua importância e relevância para o cotidiano do aluno. O objetivo do presente trabalho foi analisar o desempenho desses alunos em Matemática de escolas públicas do Ensino Fundamental II em avaliações padronizadas como o SARESP, a Prova Brasil e o PISA, a partir de um panorama desse desempenho obtido a partir da consulta aos sites oficiais das provas. Os resultados dos níveis de proficiência indicaram que a maioria dos alunos está classificada em níveis baixos ou intermediários, sendo que uma porcentagem muito baixa atingiu os níveis de proficiência avançados. Os resultados gerais indicaram uma pequena elevação nas notas dos alunos, indicando que há grande espaço para ações educacionais neste campo.

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Publicado

2015-06-26

Como Citar

de Toledo Benassi, M., Meira Rosa de Souza, Y., Basqueira, A. P., & Gurgel Azzi, R. (2015). Ensino de Matemática no Ensino Fundamental II: as avaliações padronizadas e os resultados brasileiros. Ensino Da Matemática Em Debate, 2(1). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/emd/article/view/22334

Edição

Seção

Artigos