Métricas do artigo
Metrics powered by PLOS ALM
Reinaldo Feio Lima
UNIFESSPA
Brasil
Doutorando no Programa de Pós-graduação em Educação pela UFBA (2016-2020). Mestre em Educação em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2012-2014). Professor Assistente B da Área Temática de Educação Matemática da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, lotado no Instituto de Engenharia do Araguaia - Campus Universitário de Santana do Araguaia (Atualmente de licença aprimoramento). Graduado em Matemática pela Universidade do Estado do Pará (2006), Bacharel em Administração pela Universidade de Brasília (2010), Especialização em Estatísticas Educacionais pela Universidade Federal do Pará (2010), Especialização em Sabres Africanos e Afro-brasileiro na Amazônia pela Universidade Federal do Pará (2012). Membro do Grupo de Pesquisa Ensino de Ciências e Matemática (ENCIMA/UFBA) e Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Ensino de Matemática (UNIFESSPA). Tem experiência na área de Educação Matemática, com ênfase em Educação Estatística, Materiais Curriculares Educativos e Formação de Professores que ensinam Matemática.
Andréia Maria Pereira de Oliveira
UFBA/UEFS
Brasil
ossui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Católica do Salvador (1995), Mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003) e Doutorado em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela Universidade Federal da Bahia e Universidade Estadual de Feira de Santana (2010). Atualmente, é professora adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e é credenciada como professora permanente no Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências da UFBA/UEFS e no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFBA. É coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências da UFBA-UEFS para o período 2018-2020 e da turma especial de Doutorado Interinstitucional (DINTER/CAPES) do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências da Universidade Federal da Bahia para o período 2015-2019. Foi vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências da UFBA-UEFS entre 2011 e 2012. Membro do Grupo de Pesquisa Ensino de Ciências e Matemática (ENCIMA) e do Observatório da Educação Matemática (OEM-Bahia). É sócia da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) e da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED). É coordenadora do GT19 (Educação Matemática) da ANPEd para o biênio 2017-2019. Tem experiência na área de Educação Matemática, atuando, principalmente, nos seguintes temas: Formação e prática pedagógica de professores que lecionam Matemática, Modelagem Matemática e Materiais Curriculares Educativos.
O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).
Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.
Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.