Uma análise bernsteniana sobre as regras discursivas expressas em um material curricular educativo<br>An bernstenian analysis on the discursive rules expressed in an curricular educational materials

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2018v21i2p379-393

Palavras-chave:

Regras discursivas, Materiais curriculares educativos, Professor

Resumo

Neste artigo, nosso objetivo é identificar e caracterizar o princípio de enquadramento no Material Curricular Educativo intitulado “Recurso Multimídia na Formação de Professores: o caso os colares”. A natureza da pesquisa é qualitativa e foram coletados por meio de documentos, sendo analisados à luz de construtos da teoria dos códigos de Basil Bernstein. Os resultados evidenciaram que a regra seleção, sequenciamento e ritmagem, tiveram um total controle da professora quanto aos aspectos relacionados na seleção dos temas, problema, conteúdo que compõem a tarefa “os colares”. No entanto, para  regra discursiva critérios de avaliação, as análises mostraram que a tarefa matemática “os colares” não apresenta o trabalho que os estudantes devem realizar, nem os procedimentos/estratégias que devem ter, assim, os estudantes dispõem de uma gama de opções no contexto da resolução, já que a professora deixou pouco claro o texto a ser produzido pelos estudantes (critérios de avaliação implícitos).

In this article, our objective is to identify and characterize the framework principle in the Educational Curriculum Material entitled "Multimedia Resource in Teacher Training: the case the collars". The nature of the research is qualitative and was collected through documents, being analysed in the light of constructs of the code theory of Basil Bernstein. The results showed that the selection, sequencing, and rhythm rule had a total control of the teacher regarding the related aspects in the selection of the themes, problem, content that make up the task "the collars". However, for discursive rule evaluation criteria, the analysis showed that the mathematical task "the collars" does not present the work that students should perform, nor the procedures / strategies they should have, thus, students have a range of options in the context of the resolution, since the teacher made unclear the text to be produced by the students (implicit evaluation criteria)

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Biografia do Autor

Reinaldo Feio Lima, UNIFESSPA

Doutorando no Programa de Pós-graduação em Educação pela UFBA (2016-2020). Mestre em Educação em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2012-2014). Professor Assistente B da Área Temática de Educação Matemática da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, lotado no Instituto de Engenharia do Araguaia - Campus Universitário de Santana do Araguaia (Atualmente de licença aprimoramento). Graduado em Matemática pela Universidade do Estado do Pará (2006), Bacharel em Administração pela Universidade de Brasília (2010), Especialização em Estatísticas Educacionais pela Universidade Federal do Pará (2010), Especialização em Sabres Africanos e Afro-brasileiro na Amazônia pela Universidade Federal do Pará (2012). Membro do Grupo de Pesquisa Ensino de Ciências e Matemática (ENCIMA/UFBA) e Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Ensino de Matemática (UNIFESSPA). Tem experiência na área de Educação Matemática, com ênfase em Educação Estatística, Materiais Curriculares Educativos e Formação de Professores que ensinam Matemática.

Andréia Maria Pereira de Oliveira, UFBA/UEFS

ossui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Católica do Salvador (1995), Mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003) e Doutorado em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela Universidade Federal da Bahia e Universidade Estadual de Feira de Santana (2010). Atualmente, é professora adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e é credenciada como professora permanente no Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências da UFBA/UEFS e no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFBA. É coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências da UFBA-UEFS para o período 2018-2020 e da turma especial de Doutorado Interinstitucional (DINTER/CAPES) do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências da Universidade Federal da Bahia para o período 2015-2019. Foi vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências da UFBA-UEFS entre 2011 e 2012. Membro do Grupo de Pesquisa Ensino de Ciências e Matemática (ENCIMA) e do Observatório da Educação Matemática (OEM-Bahia). É sócia da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) e da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED). É coordenadora do GT19 (Educação Matemática) da ANPEd para o biênio 2017-2019. Tem experiência na área de Educação Matemática, atuando, principalmente, nos seguintes temas: Formação e prática pedagógica de professores que lecionam Matemática, Modelagem Matemática e Materiais Curriculares Educativos.

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2019-09-02

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Artigos