Investigando o Impacto da Disciplina Metodologia de Ensino de Inglês nas Crenças, Atitudes e Prática Profissional de Alunas-Professoras

Raquel D’Ely, Gloria Gil

Resumo


O estudo visa a determinar: (1) o impacto da disciplina Metodologia de Ensino de Inglês na prática pedagógica de cinco alunas-professoras e nas suas crenças em relação ao ensinar, e (2) a percepção dessas alunas-professoras referente a esse curso. Os dados foram coletados por meio de observação de sala de aula e questionário aplicado com as alunas-professoras. A análise qualitativa indica que a disciplina de Metodologia: (1) motivou uma mudança de atitude em relação à prática pedagógica das alunas professoras, (2) funciona como uma fonte potencial para uma tomada de consciência das crenças dessas alunas-professoras em relação ao ensinar, e (3) é vista como uma experiência significativa e positiva, podendo, portanto, instigar reflexão, conscientização e mudança.

Palavras-chave


crenças, mudança, reflexão, ensino

Texto completo:

PDF (English)

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


Indexicadores

Apoio

A Revista The Especialist e os textos aqui publicados estão licenciados com uma Lincença Creative Commons: Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0)