Comunicação e sociabilidade nos cinemas de estação, cineclubes e multiplex do subúrbio carioca da Leopoldina

Autores

  • Janice Caiafa Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Talitha Ferraz Universidade Federal do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Sala de cinema, Espaço Urbano, Etnografia, Leopoldina (Rio de Janeiro).

Resumo

Este artigo busca examinar os processos de comunicação e sociabilidade relacionados às práticas de exibição e espectação cinematográficas nos extintos cinemas de estação — como denominamos aqueles instalados ao longo da ferrovia — nos complexos multiplex e nos cineclubes localizados em bairros da região da Leopoldina, na cidade do Rio de Janeiro. Com apoio em conversas com moradores, observação participante e pesquisa em arquivos, procuramos explorar os usos que as pessoas fazem dos equipamentos de exibição. Investigamos como as variadas formas da presença do cinema nas ruas determinam certos tipos de ocupação e examinamos como estes contribuem para a produção da vida social nos bairros da Leopoldina.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Janice Caiafa, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora em antropologia pela Universidade de Cornell, E.U.A, Professora Associada da Escola de Comunicação da UFRJ e pesquisadora do CNPq.

Talitha Ferraz, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora do curso de Comunicação Social da Universidade Estácio de Sá, doutoranda da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO-UFRJ)

Downloads

Publicado

2012-12-12

Edição

Seção

Dossier Visualidades e visibilidades Parte 2:Cinemas