Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, justificar em "Comentários ao Editor". O autor assume a responsabilidade pelo conteúdo do texto, inclusive em relação às questões éticas, quando a pesquisa envolve pessoas. O autor leu as normas de submissão e sabe que não aceitamos plágio ou autoplágio. A ocorrência de plágio ou autoplágio implica em exclusão imediata do sistema de avaliação. Sugerimos verificar a Declaração de ética e boas práticas da revista. Se o texto foi publicado anteriormente em anais, deverá incorporar pelo menos 40% de mudanças, efetivamente comprováveis. Esse fato deverá ser informado nos metadados. Se o texto for republicado posteriormente em obra do autor, deverá constar informação de que o texto foi publicado anteriormente na revista Galáxia. O autor que tiver textos publicados só será republicado dois anos depois, mesmo que em coautoria. Todos os coautores devem ter trabalhado efetivamente na redação do texto. No espaço de comentários ao editor deve ser informada a contribuição específica de cada coautor, conforme indicado nas normas de submissão.

  • Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word ou OpenOffice  (desde que não ultrapassem os 2MB).

  • Todos os endereços de páginas na Internet (URLs), incluídas no texto (Ex.: http://www.ibict.br) estão ativos e prontos para clicar.
  • O texto está formatado conforme as normas da revista e segue a tabela de formatação lá apresentada. O tamanho total do arquivo não supera 50 mil caracteres totais com espaços; em caso de resenha não ultrapassa seis páginas de revista. Foi usada uma fonte de 12 pontos; foi empregado itálico ao invés de negrito ou sublinhar; figuras e tabelas foram inseridas no texto e não em seu final. Verificar se fez corretamente as legendas de figuras e tabelas e se citou a fonte, conforme as normas de submissão. 

  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos nas diretrizes, explicitadas acima.
  • A identificação de autoria deste trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação por Pares Cega.
  • A autoria de um documento atribui reconhecimento e crédito acadêmico aos autores e implica em responsabilidade pelo conteúdo publicado. Em caso de coautoria todos os autores são responsáveis pelo texto. Os autores devem informar ao editor, no momento da submissão, como cada coautor contribuiu na realização da pesquisa e do texto, conforme os seguintes papéis de autoria ou contribuição: supervisão e gestão do Projeto de Pesquisa, fundamentação teórica e conceituação, curadoria de dados, escrita – Primeira Redação, escrita – revisão e edição, investigação de campo, metodologia, análise formal do corpus, obtenção de financiamento, gestão de recursos, gestão de software, construção de figuras e tabelas.

  • Os autores devem verificar se seguiram todas as normas de submissão. Os autores devem preencher todos os campos constantes no site, como minibiografia, email, ORCID, resumo e palavras-chaves tanto em português como em inglês. Caso isso não seja feito e/ou as normas não sejam seguidas, o texto será sumariamente recusado. Atenção especial deverá estar no número máximo de caracteres totais, inclusive notas e resumos: 50 mil toques.

Diretrizes para Autores

1. Os autores devem verificar se seguiram todas as normas de submissão. Os autores devem preencher todos os campos constantes no site, como minibiografia, email, ORCID, resumo e palavras-chaves tanto em português como em inglês. Caso isso não seja feito e/ou as normas não sejam seguidas, o texto será recusado. A Comissão Editorial da revista Galáxia aceita, em fluxo contínuo, trabalhos originais e inéditos de doutores, em autoria individual ou coletiva com doutorandos, mestres e mestrandos, sob a forma de artigos científicos efetivamente ligados a pesquisas no campo da comunicação, bem como resenhas na área de Comunicação. Ao final da página há uma tabela com as normas de formatação. Se o paper já foi publicado antes em anais de congressos, verifique se você incorporou mudanças nele. Os papers são submetidos a um programa antiplágio e nesse caso tem de haver pelo menos 40% de mudanças. Tais incorporações devem estar explícitas no próprio texto. Outros tipos de autoplágio não são aceitos. Se você precisar recorrer a textos anteriormente publicados, cite-os conforme as normas correntes. Nunca incorpore trechos sem citar, pois isso caracteriza autoplágio. Não aceitamos traduções de artigos publicados em revistas do exterior.

2. Os textos devem ser submetidos em Word, em versão definitiva (não serão aceitas versões preliminares) no próprio sistema da revista, após x autorx estabelecer, como AUTOR, um login e uma senha. Se o autor desejar publicar em preprint deve fazê-lo somente no sistema Scielo, enquanto aguarda os pareceres. O arquivo deve ser salvo em doc ou docx e não deve ultrapassar 2MB.

3. As colaborações podem ser enviadas em cinco línguas: português, espanhol, francês, italiano ou inglês e não devem estar em processo de avaliação para publicação em outra revista; casos específicos devem ser justificados em "Comentários ao Editor". No caso de artigos em outras línguas que o inglês, deve ser enviado resumos na língua original, em inglês e em português.

4. Ao inscrever seu texto, o autor deve incluir no sistema da revista (jamais no texto) seu ORCID e seu título máximo e indicar a instituição e cidade em que trabalha. Não deixar o item Resumo da biografia em branco. Caso seja pesquisador independente, deve indica-lo. Deve retirar seu nome e possíveis referências a si no texto, nas notas e nas referências bibliográficas, inclusive no item Propriedades do Word. Dentro do texto no lugar de uma referência a si, deve ser usada a expressão AUTOR. Caso o texto seja aprovado essas indicações serão acrescentadas por ocasião das revisões finais. No caso de haver mais de um autor, os coautores devem ser todos indicados no sistema, e ao final do texto mencionar especificamente qual foi a contribuição de cada coator. Não há, nesse caso, autor principal. Todos devem ter colaborado de modos específicos para a realização do texto. Não se aceita colocação de nome como autor sem a efetiva participação na redação do trabalho, o que configuraria fraude. Sempre a revista coloca primeiro o nome dos doutores. No caso de todos doutores, segue-se a ordem alfabética. A contribuição de coautores pode ser: Supervisão e Gestão do Projeto de Pesquisa, Fundamentação teórica e conceituação, Curadoria de Dados, Escrita – Primeira Redação, Escrita – Revisão e Edição, Investigação de campo, Metodologia, Análise Formal do corpus, Obtenção de Financiamento, Gestão de Recursos, Gestão de Software, Construção de figuras e tabelas.

 

5. Padronização do texto e das tabelas/figuras: 

 

  • Títulos e subtítulos no artigo: em negrito, escritos na forma de sentença, ou seja, apenas o termo que abre a sentença vai em maiúscula.
  • O título do artigo vertido para o inglês deve ser colocado no início do abstract, não abaixo do título em português.
  • Separação do texto em tópicos: em geral não dividimos os textos em tópicos numerados, exceto quando houver vários subníveis e seja absolutamente necessário indicar essa hierarquização temática nos títulos e subtítulos ou no corpo do texto. 
  • Títulos de obras, séries, capítulos de livros no corpo do texto e notas: sempre em itálico – a preferência é sempre a referência (Sobrenome, ano, p.), deixando o título completo para as referências bibliográficas. Nas referências no final do texto os títulos devem seguir a ABNT, ou seja, título em negrito, exceto em capítulos, etc. Ver as referências em um artigo já publicado.
  • Evitar parágrafos curtos.
  • Palavras em destaque: evitar aspas, sempre preferir itálico para destaque (ênfase). Esse procedimento de uso de aspas não deve ser excessivo. Sua função é enfatizar um conceito, indicar que é importante na construção conceitual do texto. Palavras estrangeiras, latim etc: em itálico. Palavras como “site” e “marketing” devem permanecer em itálico, sem aspas. Não usar letra maiúscula na palavra “internet”. Aliás evitar ao máximo usar maiúsculas, mesmo para palavras como Ciência, País etc. 
  • Utilização de nomes pessoais, de empresas, etc...: independente do idioma, devem ser grafados sempre em maiúsculas sem itálico, no caso de siglas de poucas letras como BBC e com apenas a primeira em maiúsculas no caso de sigla maior, como Petrobrás.
  • Usar sempre travessão () invés de hífen (-) na pontuação.
  • Negritos são proibidos no corpo do texto. Galáxia não usa negritos, a não ser nas referências das obras no final do texto, conforme ABNT.
  • Utilização da citação - conforme ABNT 10520/2002 (ibidemapudidem, et al. – fonte regular em minúscula, itálico, sem abreviação). Não utilizar os termos abreviados como ibid. ou id. 
  • A indicação autoral sempre deve respeitar o formato (Autor, ano, p.xx). Mais de um autor por citação, 1) na mesma obra (Autor e Autor, ano, p. xx); 2), diferentes obras (Autor, ano 1, ano2); 3) mais de três autores (Autor et alii).
  • Citação no corpo do texto (até 3 linhas) - Entre “aspas duplas”, sem itálico.
  • Citação recuada do texto em 4cm, espaço simples (mais de 3 linhas) - sem aspas, espaço simples, desmembrada do corpo do texto, fonte (10 pts). Quando houver supressão de trechos indicar sempre com colchetes [...], não com parênteses (...).
  • Nota de rodapé: só usar para esclarecimentos laterais do texto, nunca para conceitos e nunca para referenciação. Evitar notas de rodapé extensas. Não usar nota de rodapé para colocar traduções na língua original. As citações devem ser todas traduzidas quando vindas de outras línguas. Colocar na referência: (Fulano, ano, p.xx, tradução nossa). 
  • Informações de sites nas notas de rodapé ou nas referências: Disponível em: <.......> Acesso em: 10 mar. 2020.
  • Referências: A revista não usa o termo “Bibliografia”, nem “Referências bibliográficas”, apenas “Referências”, nunca em nota de rodapé, sempre no final do artigo e só listando os artigos, livros etc efetivamente utilizados.

 

SOBRENOME, Nome. Obra.... Cidade: editora, ano.

SOBRENOME, Nome; SOBRENOME, Nome. Obra.... Cidade: editora, ano.

SOBRENOME, Nome. Artigo. In: Revista...., volume, número. Cidade: editora, ano. 

SOBRENOME, Nome. Capítulo. In: SOBRENOME, Nome. (org.). Obra... Cidade: editora, ano.

 

  • Quando o autor se repete, colocar ______. (6 espaços contados). 
  • Quando o livro tem subtítulo, só o Título vai em negrito, não o subtítulo. Só a palavra inicial vai com a primeira letra em maiúsculo.
  • Nas revisões solicitadas pelos pareceristas, usar sempre nas correções o mecanismo de correção do word, para que as alterações fiquem ressaltadas em cores, facilitando a verificação. 
  • Inserção de imagens e tabelas: Todas as imagens devem ser enviadas com boa qualidade de resolução e legibilidade. Sugerimos que as imagens sejam enviadas no formato JPG, à parte do texto, em seu tamanho natural, com no mínimo 200/dpi ou, preferencialmente, com 300/dpi. Todas as imagens devem ser numeradas, com descrição breve que será inserida logo abaixo das mesmas, na forma de legenda e seguida pela fonte. Ex: Fig 1. A vida vivida nas redes sociais. Fonte: Lorem Ipsum (xxxx); Fig 2. o Facebook como ferramental de contato. Fonte: Lorem Ipsum (xxxx); Fig 3. etc... Também deve ser indicado o posicionamento linear das imagens no corpo do texto. 
  •  Todas as tabelas devem ser enviadas editáveis, de preferência dentro do corpo do texto, e devem vir numeradas, com breve descrição, inserida logo abaixo das mesmas, na forma de legenda e seguida pela fonte. Ex: Tab. 1. Visualização de Fake News em números. Fonte: Lorem Ipsum (xxxx); Tab. 2. Dados eleições 2019. Fonte: Lorem Ipsum (xxxx); Tab. 3. etc... Também deve ser indicado o posicionamento das tabelas no corpo do texto, caso as mesmas sejam enviadas em separado.
  •  Resenhas: Todas as resenhas devem conter imagem frontal da capa da obra com boa qualidade de resolução. A referência da obra na primeira página da resenha deve conter, nessa ordem: Autor. Título. Cidade, editora, ano, número de páginas. Ver modelo em resenha já publicada. 

6. Todos os artigos científicos serão pré-analisados pelo Editor Científico ou pelos Editores Associados e poderão ser recusados, caso seja constatada não obediência ao escopo ou caso a redação ou o conteúdo científico não sejam adequados à revista. Passada essa fase, os artigos pré-selecionados serão submetidos a dois pareceristas ad hoc ou do Conselho Científico. Em caso de uma aprovação e uma não recomendação, o texto poderá ser revisado pelo autor e reenviado ao Editor. Na sequência, o texto passará por um terceiro parecerista. Para mais informações sobre o sistema de peer review adotado pela revista, consultar o tópico Processo de Avaliação pelos Pares.

7. O autor é responsável por obter autorizações (de pessoas, instituições, outros autores e/ou editores) sobre direitos autorais para o uso de imagens, tabelas, figuras, métodos ou demais elementos utilizados no manuscrito a ser publicado. Os dados, opiniões e conceitos emitidos nos artigos, bem como a exatidão das referências bibliográficas, são de inteira responsabilidade do(s) autor(es). Os autores são incentivados a realizar autoarquivamento de seus manuscritos aceitos, divulgando-os em blogs pessoais, repositórios institucionais, plataformas de mídia social acadêmica, em suas próprias redes sociais, contanto que incluam a citação completa à versão do periódico no site.

8. Caso haja algum tipo de conflito de interesse envolvido ou alguma questão que envolva  ética, isso deve ser indicado em nota. Tudo o que envolver pessoas se relaciona com questões éticas e deve ser explicitamente mencionado e a responsabilidade assumida, de modo a deixar claro que o autor cuidou dos procedimentos éticos ligados à pesquisa e à redação do texto. O autor deve indicar também se houve algum financiamento de pesquisa envolvido na elaboração da pesquisa. 

9. Os trabalhos devem ser normalizados de acordo com as NBRs 6023 (referenciação bibliográfica) e 10520 (citação no corpo do texto) da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Textos formatados fora dessas normas não serão aceitos pela Comissão Editorial. Em caso de dúvida verificar o formato final em artigos já publicados. 

10. A obtenção de permissão para reprodução de ilustrações é de responsabilidade do autor.

11. A Comissão Editorial reserva-se o direito de realizar nos textos todas as modificações formais necessárias ao enquadramento no projeto gráfico da revista.

12. Todos os endereços de páginas na Internet (URLs), incluídas no texto (Ex.: http://www.ibict.br) devem estar ativos e prontos para clicar.

13. O autor que tiver textos publicados só será republicado dois anos depois, mesmo se for coautor. 

 

 

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.