Muito além das grades: documentário sobre Carandiru

Luí­za Barros

Resumo


O entendimento dos personagens que constroem a narrativa documental como
sujeitos e não somente como objetos temáticos se apresenta como discussão urgente
no cenário atual do cinema de não-ficção. Esta resenha analisa a importância do filme
O Prisioneiro da Grade de Ferro (auto-retratos), de Paulo Sacramento, grande vencedor
do 8º Festival Internacional de Documentários É Tudo Verdade, nesse contexto.
Palavras-chave documentário, subjetividade, co-autoria
Abstract To understand the characters who build up the narrative of documentary
films as active and not only as theme objects is a relevant issue in the recent
discussions concerning non-fiction cinema. This review analyses the
importance of O Prisioneiro da Grade de Ferro (auto-retratos), by Paulo Sacramento,
the winner of the main awards in the 8th edition of the International Documentary
Film Festival It’s All True, in this context.
Key words documentary film, subjectivity, coauthoress

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM