Cibercenários: Hekuras, Karuanas & Kurupiras

Tânia Fraga

Resumo


O projeto apresenta a possibilidade de miscigenação do campo biológico com instrumentos
tecnológicos computacionais em jornadas que utilizam a computação gráfica
tridimensional interativa como cibercenários e que possibilitam a participação ativa dos
intérpretes que com elas interagem. O intérprete provoca mudanças, em tempo real, nos
nichos virtuais que compõem os cibermundos, pela manipulação de um mouse sem fio.
As jornadas resultantes integram suas ações com aquelas processadas em tempo real
no computador. As imagens computacionais processadas são projetadas em telas sobre
o palco e sobre esses intérpretes.
Palavras-chave interação, arte computacional interativa, realidade virtual, arte contemporânea
Abstract The project presents the possibility of amalgamating the biological field with
computational, technological instruments by means of journeys using graphic,
interactive, three-dimensional computation, which takes the form of cyber-scenarios,
which allows the active participation of the performers in them. Each performer,
manipulating a wireless mouse, interacts in real time with virtual niches that compose
cyberworlds. The journeys integrate the actions carried out by the performers with those
processed in real time on the computer. The final computer images are projected onto
screens both on the stage and on the performers.
Key words interaction, interactive computer art, virtual reality, contemporary art

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