Bavcar: impressões fotográficas

Kati Caetano

Resumo


O trabalho discorre sobre a obra do fotógrafo esloveno Evgen Bavcar, refletindo
sobre o papel da dimensão plástica na leitura de suas imagens, sobretudo pela estratégia
diversificada de incidências de luz e efeitos de contraste, como forma de aproximação
entre o sujeito sensível e o objeto perceptivo. As fotos são abordadas como enunciados
analisáveis, cujos efeitos são suscetíveis de estabelecer novos vínculos entre destinador
e destinatários.
Palavras-chave fotografia, imagem, formantes plásticos, iconização, efeito de sentido

Abstract
This paper discusses the work of the Slovene photographer Evgen Bavcar, by reflecting
on the role of the aesthetic dimension in the understanding of his images, mostly
by means of the diversified strategies of the incidence of light and contrast effects as
a way of making an approach between the sensitive subject and the perceptive object.
The pictures are considered as discourses that can be analysed and whose effects can
establish new links between the addresser and the addressee.
Key words photography, image, aesthetic dimension, iconicity, effect of sense

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM