O lar e o mundo: a imaginação da identidade nos discursos informativos e publicitários

Cristina Peñamarín

Resumo


Como imaginamos o mundo e o lugar que nele ocupamos? Para responder a
essa questão o presente artigo analisa os discursos publicitário e informativo na
televisão, com a finalidade de compreender como eles constroem uma moldura
para as imagens do mundo e do eu e uma experiência de participar no nosso
espaço-tempo. Nesta análise, as mídias — em particular a televisão — são vistas
como espaços de representação, mas também como lugares de experiência e de
relações sociais. O texto enfoca o modo pelo qual a publicidade e a informação
intervêm na construção dos vínculos sociais e no sentido de identidade que eles
possibilitam.
Palavras-chave: publicidade; experiência; televisão


Abstract: The home and the world: imagination of the identity in informational and
advertising discourses — How do we imagine the world and our place in it? To
answer this question, this article analyzes advertising and informational discourses
on television, seeking to understand how they create a framework for the images
of the world and of the self and an experience of participation in our space-time.
In this analysis, the media, and particularly television, are seen not only as
representational spaces but also as places of experience and of social relations.
This paper focuses on how advertising and information intervene in the construction
of social bonds and of the sense of identity that they allow.
Keywords: advertising; experience; television

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM