A fotografia e as representações

Autores

  • Ronaldo Entler Fundação Armando Álvares Penteado, Faculdade de Comunicação (FAAP), Faculdade de Comunicação - Brasil

Palavras-chave:

photography, art, representation, time, movement

Resumo

Buscamos compreender o modo como o corte fotográfico codifica o “espaço”, mas menosprezamos o “tempo” considerando-o uma variável que é simplesmente aniquilada nesse processo. Podemos, no entanto, resgatar estratégias que ainda permitem à fotografia construir uma referência ao tempo e ao movimento, mesmo que resulte numa imagem fixa. Chegamos então a três possibilidades de representação do tempo na fotografia: a) um “tempo inscrito” na imagem sob a forma de um borrão, uma tradução espacial contínua deixada pela exposição de um objeto ao longo de uma duração de tempo; b) um “tempo denegado”, a percepção do tempo denunciada pelo modo forçoso como o movimento é paralisado no instantâneo; c) um “tempo decomposto”, o fracionamento de suas etapas num conjunto de imagens distintas que podem compor uma obra fotográfica.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ronaldo Entler, Fundação Armando Álvares Penteado, Faculdade de Comunicação (FAAP), Faculdade de Comunicação - Brasil

Formado em Jornalismo pela PUC-SP, trabalhou como repórter fotográfico em vários órgãos de comunicação, entre 1987 e 1991, atuando a partir desse período como free-lancer. Entre 1988 e 1996, realizou trabalhos independentes em fotografia, que foram mostrados em diversas exposições. Obteve o título de mestre pelo Departamento de Multimeios da Unicamp, em 1994, com a dissertação "A Fotografia e o Acaso"; e o título de doutor pelo Departamento de Artes Plásticas da Escola de Comunicação e Artes - USP, em 2000, com a tese "Poéticas do Acaso: acidentes e encontros na criação artística". Em 1997, como parte das atividades do programa de doutorado, desenvolveu pesquisa em diversos museus da Europa e também do Canadá. Em 2006, concluiu pesquisa de Pós-Doutorado no Departamento de Cinema do Instituto de Artes da Unicamp. Trabalhou, entre 1991 e 1995, junto à Fundação Cultural Cassiano Ricardo, em São José dos Campos (SP), como Diretor Artístico, coordenando as atividades do Núcleo de Estudos em Linguagem Fotográfica, entre outros projetos. Desde 1995, é professor da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), sendo atualmente responsável pelas disciplinas de Multimeios II - Fotografia, na Faculdades de Artes Plásticas, e Análise da Imagem I, na Faculdade de Comunicação. Nesta última, ocupa também o cargo de Coordenador de Extensão e Pós-Graduação. Desde 1999, tem colaborado com a implementação de tecnologias voltadas para a educação nesta instituição. Desde 2005, é professor credenciado do programa de Pós-Graduação em Multimeios, do Instituto de Artes da Unicamp, atuando na disciplina "Epistemologia e Antropologia da Comunicação Visual", e orientando pesquisas de mestrado. Tem ministrado também workshops e palestras, e publicado artigos, críticas e resenhas sobre fotografia, arte contemporânea e tecnologia educacional. Última atualização do currículo em 24/09/2008 CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/7642923574764965

Downloads

Publicado

2007-07-03

Edição

Seção

Dossiê | Dossier