A impureza da imagem: estéticas intersticiais entre a fotografia analógica e digital

Autores

  • Cesar Baio Universidade Federal do Ceará Programa de Pós-Graduação em Artes Curso de Cinema e Audiovisual

Palavras-chave:

Teoria da imagem, Fotografia, Imagem digital, Vilém Flusser

Resumo

O texto faz uma análise crítica da imagem digital tendo em vista os percursos e desvios do processo de assimilação da fotografia analógica pela base técnica numérica. Parte-se da filosofia do aparato de Flusser e do conceito de emulação de Foucault para pensara digitalização ocorrida, na década de 1990, como um projeto industrial que visava, sobretudo, à emulação do analógico pelas tecnologias digitais. Passado esse momento histórico de transformações tecnológicas, uma análise distanciada permite levantara hipótese de que a imagem fotográfica digital passa a assumir uma posição intersticial, entre a fulguração indicial e os algoritmos computacionais. De acordo com tal perspectiva, esse estado de impureza da imagem se tornaria, então, um elemento potencializador da criação artística, na medida em que abre um novo campo de exploração estética.

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Biografia do Autor

Cesar Baio, Universidade Federal do Ceará Programa de Pós-Graduação em Artes Curso de Cinema e Audiovisual

Mestre e doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP, Cesar Baio realizou estágio sanduíche na Universität der Künste Berlin (UDK). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Ceará. Sua pesquisa está voltada para a imagem técnica e os aparatos tecnológicos de mediação. Seu trabalho têm sido elaborado crítica e poeticamente por meio de ensaios teóricos e trabalhos artísticos.

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Publicado

2014-12-13

Edição

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Artigos | Articles