A relação entre o discurso didático científico e o discurso jornalístico na revista Recreio
Palavras-chave:
jornalismo infantil, revista Recreio, discurso didático científico, interdiscurso, Análise do Discurso.Resumo
Este estudo tem como objeto a Recreio, única revista semanal brasileira direcionada para crianças. Partimos do pressuposto de que é no interdiscurso que se constitui o jornalismo infantil da revista. Primeiramente, num estudo mais amplo e anterior a este, identificamos seis gêneros discursivos presentes na Recreio: o publicitário, o científico, o didático, o de entretenimento, o sobre a revista e o jornalístico, considerado o discurso primeiro. Para essa análise original, o corpus foi composto da edições 606 (20/10/2011) à edição 628 (22/03/2012). Neste estudo, utilizando conceitos da Análise do Discurso (AD) francesa, examinamos especialmente o discurso didático científico – na união desses dois gêneros – em sua aproximação com o jornalístico, trazendo o exemplo da análise de um texto. Mostramos que estratégias próprias do jornalismo são utilizadas na construção do discurso da revista infantil, mas que características específicas desses discursos externos estão, também, presentes na publicação.
Metrics
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores de artigos publicados mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons CC-BY, que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado. Os autores concedem para GALÁxIA. Revista Interdisciplinar de Comunicação e Cultura o direito de primeira publicação.