A relação entre o discurso didático científico e o discurso jornalístico na revista Recreio

Thaís Helena Furtado, Sabrina Franzoni

Resumo


Este estudo tem como objeto a Recreio, única revista semanal brasileira direcionada para crianças. Partimos do pressuposto de que é no interdiscurso que se constitui o jornalismo infantil da revista. Primeiramente, num estudo mais amplo e anterior a este, identificamos seis gêneros discursivos presentes na Recreio: o publicitário, o científico, o didático, o de entretenimento, o sobre a revista e o jornalístico, considerado o discurso primeiro. Para essa análise original, o corpus foi composto da edições 606 (20/10/2011) à edição 628 (22/03/2012). Neste estudo, utilizando conceitos da Análise do Discurso (AD) francesa, examinamos especialmente o discurso didático científico – na união desses dois gêneros – em sua aproximação com o jornalístico, trazendo o exemplo da análise de um texto. Mostramos que estratégias próprias do jornalismo são utilizadas na construção do discurso da revista infantil, mas que características específicas desses discursos externos estão, também, presentes na publicação.


Palavras-chave


jornalismo infantil, revista Recreio; discurso didático científico; interdiscurso, Análise do Discurso.

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