A cultura cinematográfica nas exposições universais: modernidade e tradição na Paris de 1925

Autores

  • Eduardo Victorio Morettin ECA, USP, São Paulo, SP

Palavras-chave:

cinema e história, história do cinema, exposições universais

Resumo

O artigo pretende analisar a presença do cinema na Exposition Internationale des Arts Décoratifs et Industriels Modernes, realizada em Paris em 1925. Na década de 1920, consolidando-se como meio de comunicação de massa, ele passou a ser utilizado cada vez mais como “vitrine” em que a nação projeta as virtudes nacionais a serem celebradas em um cenário marcado pela corrida imperialista. Neste caso específico, os discursos da modernidade e da tradição conciliaram-se a fim de celebrar o caráter nacional francês dentro de um quadro marcado pela afirmação cultural do cinema.

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Biografia do Autor

Eduardo Victorio Morettin, ECA, USP, São Paulo, SP

Professor de História do Audiovisual na Escola de Comunicações e Artes da USP

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Publicado

2015-12-15

Edição

Seção

Artigos | Articles