As espirais dos arquivos:Lento retorno e as paisagens de um filme sem telas

Autores

  • Pablo Gonçalo Pires de Campos Martins UNILA, Universidade da Integração Latino-Americana; Escola de Comunicação - Universidade Federal do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

roteiro, arquivo, Wim Wenders, Peter Handke, Cinema Novo alemão, literatura alemã.

Resumo

O artigo apresenta, descreve e analisa o roteiro do filme Lento retorno, de Wim Wenders, que foi escrito em 1982 e, desde então, nunca foi filmado. A obra é a adaptação homônima de uma tetralogia escrita por Peter Handke e representa uma guinada numa estética das paisagens tanto na obra daquele cineasta alemão como do escritor austríaco. Do roteiro, retiram-se aspectos temáticos, estéticos e dramatúrgicos que permearam outros filmes e livros de ambos artistas. Inspirado pelas recentes pesquisas do screenwriting studies a segunda parte do artigo ensaia compreender o roteiro como como proto-arquivo de um filme potente. Um arquivo, tal como concebido por Jacques Derrida, que também aponta para o futuro e, dentro dessa perspectiva, os roteiros não filmados anunciariam aspectos espectrais de uma história do cinema.

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Biografia do Autor

Pablo Gonçalo Pires de Campos Martins, UNILA, Universidade da Integração Latino-Americana; Escola de Comunicação - Universidade Federal do Rio de Janeiro

Pablo Gonçalo é doutor em Comunicação pela ECO-UFRJ. Foi bolsista do DAAD e realizou sua pesquisa sanduíche na Universidade Livre de Berlim, FU. Pesquisa os temas de ekphrasis, história do roteiro, os diálogos entre arte e cinema, os arquivos e as paisagens, literatura moderna alemã e austríaca. É professor da UNILA, roteirista, curador do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, crítico e colaborador da Revista Cinética. É membro da SOCINE, da Society for Cinema and Media Studie (SCMS), da Network for European Cinema Studies (NECS) e da Screenwriting Research Network (SRN).

 

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Publicado

2016-12-04

Edição

Seção

Artigos | Articles