O design no jornal impresso diário. Do tipográfico ao digital

Eduardo Nunes Freire

Resumo


Nos últimos anos, com a evolução das técnicas produtivas, e por influência das outras mídias, o design de notícias viu crescer sua importância no jornalismo. A inserção do computador nas artes gráficas e a ameaça da internet como fonte de informação, tem levado o design a ganhar relevância como estratégia de diferenciação e forte instrumento para a “reinvenção” do fazer jornalístico. O design é um dos componentes da gramática produtiva do discurso jornalístico. É a partir dele que o discurso é estruturado, pois ao montar sua estratégia comunicativa, o jornalista deve ter em mente as regras impostas pelo projeto gráfico do jornal, que, juntamente com as orientações editoriais, compõem cada diferente dispositivo de enunciação. Este trabalho faz uma breve apresentação das transformações na enunciação jornalística brasileira em função das mudanças no dispositivo de enunciação no discurso jornalístico brasileiro, desde o seu início (1808) até hoje, tendo como base três períodos evolutivos em função do sistema de impressão ou da técnica de produção, quais sejam: período tipográfico, período litográfico (offset), período digital (ou do design). Busca-se aqui demonstrar em que e como tais mudanças tecnológicas influenciaram a linguagem e a construção de sentidos neste discurso.

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