A presença do filme nacional nas salas de cinema do Brasil: um estudo sobre a codistribuição

Autores

  • Fernando Antonio Prado Gimenez Universidade Federal do Paraná
  • Daniela Torres da Rocha Universidade Federal do Paraná - Curitiba, PR, Brasil

Palavras-chave:

cinema brasileiro, mercado, distribuição.

Resumo

O mercado de cinema no Brasil tem apresentado uma dinâmica de crescimento nos últimos anos. Recentemente, a codistribuição, i.e., a distribuição de um filme feita por duas ou mais empresas ao mesmo tempo tem sido uma estratégia mais frequente. O objetivo deste artigo é analisar as diferentes formas de atuação no mercado de codistribuição de filmes brasileiros. Utilizaram-se dados secundários disponíveis no Observatório do Cinema e Audiovisual, referentes aos anos de 2009 a 2015. Nesse período foram encontradas 203 empresas distribuidoras atuando no mercado. Nesse conjunto, apenas 29 atuaram em codistribuição de filmes. Os dados foram analisados por meio da Análise de Agrupamentos. Foram identificadas cinco formas distintas de atuação estratégica na codistribuição do cinema brasileiro.

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Biografia do Autor

Fernando Antonio Prado Gimenez, Universidade Federal do Paraná

Especialista em cinema. Doutor em Administração. Professor titular do Departamento de Administração Geral e Aplicada da Universidade Federal do Paraná. Editor da Revista Livre de Cinema.

Daniela Torres da Rocha, Universidade Federal do Paraná - Curitiba, PR, Brasil

Doutora em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Pós-doutorado em Administração junto ao Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Paraná em 2016.

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Publicado

2018-04-06

Edição

Seção

Artigos | Articles