Recepção transmídia: perspectivas teórico- metodológicas e audiências de ficção televisiva online

Autores

  • Maria Immacolata Vassallo de Lopes USP
  • Fernanda Castilho USP/Fatec

Palavras-chave:

ficção televisiva, recepção transmídia, protocolos metodológicos, Obitel.

Resumo

A proposta deste artigo é discutir o trabalho teórico e metodológico desenvolvido pelo Observatório Ibero-Americano de Ficção Televisiva (Obitel) sobre o tema da recepção transmídia, focando na progressão de suas conceituações e estratégias metodológicas. Toma-se como corpus de análise as pesquisas realizadas entre 2010 e 2015, na medida em que comprovaram que o engajamento das audiências online está crescendo rapidamente, legitimando assim um objeto de estudo emergente. Como resultado, demonstram-se as contribuições e atualizações à pesquisa de recepção no Brasil e na América Latina feitas pelo Obitel. 

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Maria Immacolata Vassallo de Lopes, USP

Professora titular da Escola de Comunicações e Artes da USP. Coordena o Centro de Estudos de Telenovela da USP (CETVN) e o Centro de Estudos do Campo da Comunicação da USP (CECOM). Criadora e coordenadora da rede internacional de pesquisa OBITEL (Observatório Ibero-Americano da Ficção Televisiva) e da rede nacional de pesquisa OBITEL-BRASIL. Pesquisadora 1A do CNPq.

Fernanda Castilho, USP/Fatec

Pós-doutoranda na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). Professora do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (Fatec). Doutora e Mestre pela Universidade de Coimbra (Portugal). Pesquisadora do Centro de Estudos de Telenovela da ECA-USP (CETVN) e do Observatório Ibero-americano de Ficção Televisiva OBITEL.

Downloads

Publicado

2018-11-14

Edição

Seção

Artigos | Articles