Linguagem, corpo, estética e experiência - (re)dimensionamento do sentido e da presença nas práticas comunicativas midiatizadas

Autores

Palavras-chave:

temporalidade, acontecimento, experiência, corpo, presença.

Resumo

Como seria possível qualificar as experiências vividas e percepções da realidade? Dentre as diversas variações históricas espaço-temporais (BARBOSA, 2012; KOSELLECK, 2006) que constituem as transformações culturais de experiências, percepções e ações que regem nosso tempo presente, bem como projetam expectativas quanto ao devir da cultura e da sociedade, esta pesquisa visa refletir sobre a edificação da sensibilidade sob a perspectiva das oscilações da experiência do real para uma possível qualificação dos sentidos. Para tanto, parte-se da hipótese de que o homem contemporâneo é acometido por uma “crise da experiência” (BENJAMIN, 1975) que redireciona a dimensão de sentido e presença (GUMBRECHT, 2010, 2015) nos agenciamentos das práticas comunicativas midiatizadas (HEPP; HASEBRINK, 2015), culminando nos modos de (in)tangenciar a realidade, (re)confingurando as mediações culturais e sociais.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Gisele Miyoko Onuki, Universidade Estadual do Paraná / Universidade Tuiuti do Paraná

Doutoranda e Mestre em Comunicação e Linguagens pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP); Professora Assistente da Unversidade Estadual do Paraná (UNESPAR). Membro do GP TECA – Tecnologia: Experiência, Cultura e Afetos da UTP/CNPq e do GP NatFap – Núcleo de Arte e Tecnologia da FAP (UNESPAR/CNPq). Bolsista PROSUP CAPES.

Cristiane do Rocio Wosniak, Universidade Estadual do Paraná

Doutora e Mestre em Comunicação e Linguagens pela Universidade Tuiuti do Paraná - UTP; Professora Adjunta da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR). Líder do GP CineCriare - Cinema: criação e reflexão (UNESPAR/CNPq); Membro do GP GRUDES - Desdobramentos Simbólicos do Espaço Urbano em Narrativas Audiovisuais (UTP/CNPq). 

Downloads

Publicado

2019-06-15

Edição

Seção

Artigos | Articles