Autoria e formas de leitura em blogs de divulgação científica

Caroline Petian Rosa, Gladis Linhares Toniazzo

Resumo


O presente estudo dedica-se a abordar a autoria em diários virtuais, popularmente chamados de blogs, uma das ferramentas da web 2.0. Embasados prioritariamente em Michel Foucault (2009), discute-se a figura do autor nesses espaços públicos de interatividade e de divulgação de informações. Volta-se o olhar para blogs que priorizam a divulgação científica, como ResearchGate.com; ScienceBlogs Brasil, Anel de Blogs Científicos (ABC), Roda de Ciência e Lablogatórios. Faz-se uma observação dentro dessas páginas para verificar como são os processos colaborativos dentro dos blogs divulgadores de ciência. O que se nota é que a produção colaborativa tende a facilitar o acesso e mesmo à discussão, e em consequência à divulgação de temas antes restritos a públicos específicos agora alçando espaços e nichos mais abrangentes.

Palavras-chave


autoria; divulgação científica; blogs; colaboração; hipertexto

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM