A presença da sustentabilidade na formação do administrador em universidades públicas

Autores

  • Leonardo Fabris Lugoboni Professor da Fundação Escola de Comercio Alvares Penteado (FECAP) e INSPER.
  • Karen Rodrigues de Souza Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza.
  • Bárbara Stefáne Ferreira dos Santos Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza

DOI:

https://doi.org/10.23925/cafi.v1i1.36956

Resumo

A sustentabilidade busca unir questões sociais, ambientais e econômicas, buscando crescimento, sendo fundamental na carreira de qualquer administrador. Por meio disso, o objetivo desta pesquisa visa compreender como as grades curriculares dos cursos superiores de administração contemplam questões relacionadas à sustentabilidade nas universidades públicas. Para isso, foi realizado um levantamento de dados com 12 faculdades de administração, onde foram feitas entrevistas com coordenadores do curso. Após a coleta de dados pode-se notar que na maioria das instituições o tema é adicionado à grade tradicional dos cursos. Entretanto, os entrevistados deixaram claro, que é importante lembrar que sustentabilidade é um tema transversal, sendo possível e desejável a abordagem do tema de maneira integrada com outras disciplinas ao longo do curso. A falta de recursos financeiros, a resistência geral a mudanças e a falta de interesse das partes são fatores relevantes para inserção da sustentabilidade nas IES. Questões que podem ser trabalhadas através de um forte investimento em comunicação e treinamento e obtenção de patrocinadores externos.

Biografia do Autor

Leonardo Fabris Lugoboni, Professor da Fundação Escola de Comercio Alvares Penteado (FECAP) e INSPER.

Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo (USP). Professor da Fundação Escola de Comercio Alvares Penteado (FECAP) e INSPER.

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Publicado

2018-01-02

Como Citar

Lugoboni, L. F., de Souza, K. R., & dos Santos, B. S. F. (2018). A presença da sustentabilidade na formação do administrador em universidades públicas. CAFI, 1(1), 95–118. https://doi.org/10.23925/cafi.v1i1.36956