Educação fiscal e cidadania: uma atividade colaborativa entre instituições públicas e privadas no município de Chapecó/SC

Autores

  • Carla Fabiana Cazella Unoesc
  • Joao Francisco Pozzer
  • Bianca Nicola dos Santos
  • Guilherme Carlotto

DOI:

https://doi.org/10.23925/cafi.v4i2.51855

Palavras-chave:

Fiscal Education, Citizenship, IRS

Resumo

Pensando nas premissas sobre educação fiscal e cidadania, e conhecendo o papel de instituições públicas como a Receita Federal na fiscalização de tributos este surge como parceiro automático no trabalho de educação fiscal nas escolas para promoção da cidadania. Portanto o estudo propôs analisar a percepção dos 50 professores envolvidos no projeto Educação Fiscal e Cidadania de 19 escolas municipais de Chapecó-SC, capacitados pelo NAF com apoio da Receita Federal do Brasil em abril de 2019 para atuarem na implantação do projeto de extensão social sobre Educação Fiscal e Cidadania. Na análise dos dados, foi utilizada a estatística descritiva por meio da análise de gráficos e tabelas, com o propósito de interpretar os dados coletados e compreender a percepção dos respondentes, somados a conhecimentos abordados por outros autores em suas pesquisas. Observou-se com as respostas coletadas o desejo dos participantes de estender o projeto de educação fiscal e cidadania para períodos futuros, sendo que a receptividade e a avaliação dos professores com relação ao projeto foi de boa à ótima, logo facilitará a adesão a projetos que tenham uma periodicidade anual.

Biografia do Autor

Carla Fabiana Cazella, Unoesc

Doutoranda em Administração pela Universidade do Oeste de Santa Catarina ( Unoesc) Mestre em Educação ( UNOESC) , Especialista em Gestão Escolar (Unoesc), Graduada em Administração ( Unoesc) CRA/SC 22370. Vinculada ao Grupo de Pesquisa Processos Educativos , ao grupo de Pesquisa Gestão Organizacional ,Sustentabilidade em Organizações, Sustentabilidade e Empreendedorismo, Empreendedorismo, Empresas Familiares e Inovação e ao grupo de pesquisa CViP (Ciências da Vida em Pesquisa). Possui Capacitação pela Clinton Center For Teaching And Learning em Ensino de Empreendedorismo e Negócios. Coordenadora do Curso de Administração da Unoesc Chapecó-SC , Coordenadora do Curso de Ciências Contábeis da Unoesc Chapecó-SC, Coordenadora do Curso de Pós-graduação - MBA em Gestão Estratégica de Recursos Humanos Unoesc Chapecó, Coordenadora do MBA em Gestão Empresarial - Unoesc Chapecó/SC. Articuladora do NDE do Curso de Administração da UNOESC. Membro do Conselho de Gestão da CDL Jovem Chapecó-SC.Coordenadora da Empresa Junior - Lidera Junior Unoesc Chapecó. Membro do Conselho de Gestão da Unoesc Campus de Chapecó-SC.Áreas de Interesse Gestão de Pessoas, Gestão Organizacional, Empreendedorismo e Estratégia. ORCID 0000-0002-5252-4549

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Publicado

2021-07-01

Como Citar

Cazella, C. F., Pozzer, J. F., dos Santos, B. N., & Carlotto, G. (2021). Educação fiscal e cidadania: uma atividade colaborativa entre instituições públicas e privadas no município de Chapecó/SC. CAFI, 4(2), 215–237. https://doi.org/10.23925/cafi.v4i2.51855