Pesquisas estatísticas nem sempre capturam a coerência da relação entre as variáveis dependentes e independentes
o caso Gol Linhas Aéreas Inteligentes S.A.
DOI:
https://doi.org/10.23925/cafi.v5i2.58709Palavras-chave:
Regressão Múltipla, Setor Aéreo, EBITDAResumo
O setor de transporte aéreo nacional apresentou muitas crises, sem precedentes, as quais se agravaram durante a pandemia do Covid-19, fato esse que impactou economia devido à queda na geração de capital e investimentos no mercado brasileiro. Assim, este estudo tem como objetivo analisar se as variáveis contábeis-financeiras e as crises econômicas afetaram, de forma estatisticamente significativa, o EBITDA da principal empresa do setor aéreo da B3 S.A.- Brasil, Bolsa, Balcão, a GOL Linhas Aéreas Inteligentes S.A. Para a realização desta pesquisa quantitativa foram analisadas as demonstrações contábeis trimestrais, divulgadas pela companhia escolhida, referentes aos períodos de 2014 a 2021, para calcular os indicadores contábeis-financeiros, propostos por Assaf Neto & Brito, e Sanvicente & Minardi, em conjunto com outros indicadores propostos pelas autoras desta pesquisa. Desse modo, a partir desses dados realizou-se duas regressões múltiplas, através do software IBM SPSS Statistics for Windows. Os resultados observados através das duas regressões múltiplas revelam que nem sempre a estatística captura a coerência significativa entre as variáveis dependentes e independentes. Em parte, poder-se-ia admitir essa limitação, considerando que a indisponibilidade de dados contábeis de empresas listadas na B3, de periodicidade menor – de preferência diário, dificulta a formulação de conclusões apuradas sobre a relação de significância entre indicadores patrimoniais e o EBITDA.
Referências
ABEAR. Associação Brasileira das Empresas Aéreas. Panorama 2020. (2021). ABEAR.
Afonso, J.R.R (2012). Série IDP: linha administração e políticas públicas – Keynes, crise e política fiscal. (1ª Edição). Editora Saraiva. https://integrada.minhabiblioteca.com.br/books/9788502181953
Assaf Neto, A. & Brito, G. A. S. (2008). Modelo de classificação de risco de crédito de empresas . Revista Contabilidade & Finanças, 19(46), 18-29. https://doi.org/10.1590/S1519-70772008000100003
Assaf, A. N. (2007). Estrutura e Análise de Balanços: um enfoque econômico-financeiro (8ª edição). São Paulo: Atlas.
B3. B3 - S.A. (2021). Brasil, Bolsa, Balcão. Empresas Listadas por Segmento de Atuação: Transporte Aéreo.
Barbosa Filho, H. (2017). A Crise Econômica de 2014/2017. Estudos Avançados, 31(89), 51-60. https://doi.org/10.1590/s0103-40142017.31890006
Binder, M. P. (2009). Rede de recurso: um modelo desenvolvido a partir do caso GOL Linhas Aéreas. INMR - Innovation & Management Review, 6(2), 28-43. Recuperado de https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79138
Button, K., & Ison, S. (2008). The economics of low-cost airlines: Introduction. Research in Transportation. Economics, v.24, p. 1-4. https://doi.org/10.1016/j.retrec.2009.01.008.
Creswell, JW e Creswell, JD (2021). Projeto de Pesquisa: Métodos Qualitativo, Quantitativo e Misto (5ª edição). Grupo A. https://integrada.minhabiblioteca.com.br/books/9786581334192
Dresner, M., Lin, J. S. C., Windle, R. (1996). The impact of low-cost carriers on airport and route competition. Journal of Transport Economics and Policy, 30(3), 309-328. Recuperado de: http://www.bath.ac.uk/e-journals/jtep/pdf/Volume_XXX_No_3_309-328.pdf
Ferreira, J.C. (2017). Um breve histórico da aviação comercial brasileira. Artigo apresentado no XII Congresso Brasileiro de História Econômica & 13ª Conferência Internacional de História de Empresas. Niterói, RJ, Brasil. Recuperado de: http://www.abphe.org.br/uploads/ABPHE%202017/16%20Um%20breve%20hist%C3%B3rico%20da%20avia%C3%A7%C3%A3o%20comercial%20brasileira.pdf
Field, A. (2020). Descobrindo a Estatística Usando o SPSS (5ª edição). Grupo A. https://integrada.minhabiblioteca.com.br/books/9788584292011
Garcia, L. M., Teodósio, A. S. S. (2020). Análise de limites dos sistemas de contabilidade e controle para o enfretamento do problema da corrupção sistêmica no Brasil: lições dos casos da Suécia e da Itália. Revista de Administração Pública. Rio de Janeiro 54(1), 79-98. http://dx.doi.org/10.1590/0034-761220180115
Godoi, A. F., Santos, J. O., Montini, M. J. (2016). Análise da Alavancagem Financeira, Índice Preço/Lucro (P/L) e Q de Tobin das Principais Empresas do Setor de Transporte Aéreo do Brasil. Revista Brasileira de Administração Científica, v.7, n.1, p.108-129. http://doi.org/10.6008/SPC2179-684X.2016.001.0008
IATA. The International Air Transport Association. Airlines Financial Monitor. Key Points. (2021). Recuperado de: https://www.iata.org/en/iata-repository/publications/economic-reports/airlines-financial-monitor-august-september-2021/
IATA. The International Air Transport Association. Five Years to Return to the Pre-Pandemic Level of Passenger Demand. IATA Economic’s Chart of the Week (2020). Recuperado de: https://www.iata.org/en/iata-repository/publications/economic-reports/Five-years-to-return-to-the-pre-pandemic-level-of-passenger-demand/
IPEA. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. (2020). Transporte aéreo referente a voos realizados/horas voadas para trechos domésticos e internacionais (quantidade). Frequência: Anual de 1969 até 2020. Recuperado de: http://www.ipeadata.gov.br/Default.aspx
Iudícibus, S. (1998). Contabilidade Introdutória: equipe de professores da faculdade de Economia ADM e Contabilidade da USP (9° edição). São Paulo, Atlas.
Marconi, M. de A. & Lakatos, E. M. (2021). Fundamentos de Metodologia Científica (9ª edição). Grupo GEN. https://integrada.minhabiblioteca.com.br/books/9788597026580
MARION, J. C. (1998). Contabilidade Básica (6ª edição). São Paulo: Atlas.
Mattos, E. S., & Renzetti, B. P. (2020). Mayday: primeiras considerações sobre o impacto falimentar e concorrencial da COVID-19 sobre o setor aéreo e aeroportuário. Revista de Direito Público da Economia, 18(71), 25-46. Recuperado de: https://dspace.almg.gov.br/handle/11037/38873
Nader, G. (2018). A economia política da política monetária no Primeiro Governo Dilma: uma análise sobre taxa de juros, convenção e rentismo no Brasil. Economia e Sociedade, v. 27, n. 2, p. 547-575. https://doi.org/10.1590/1982-3533.2017v27n2art7
Ribeiro, M. O. (1999). Contabilidade Básica Fácil (22ª edição). São Paulo: Saraiva.
Sanvicente, A. Z., & Minardi, A. M. F. (1998). Identificação dos Indicadores Contábeis Provados para Previsão de Concordatas de Empresas. Financelab Working Paper – IBMEC, n. 3, p.01-12. Recuperado de: http://www.cyta.com.ar/elearn/tc/marterial/altaman5.pdf
Schier, C. U. C. (2007). Controladoria como instrumento de gestão (1ª edição). Curitiba: Juruá.
Senna, V., & Souza, A. M. (2021). Consequências da pandemia de covid-19 para a aviação civil no Brasil. Exacta. DOI: https://doi.org/10.5585/exactaep.2021.19744
Silva, J. P. (2007). Análise financeira das empresas (8ª edição). São Paulo: Atlas.
Smith, M. JR. (2002). The airline encyclopedia, 1909-2000. Lanham: The Scarecrow Press. Recuperado de: http://www.worldhistory.biz/download567/The_Airline_Encyclopedia_1909-2000,_2002_Edition.pdf
Valor1000. 1000 Maiores Empresas: Setor Transportes e Logística. (2020). Edição 2020. Valor Econômico, 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 CAFI
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Declaração de Privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.