Síndrome de Burnout em discentes de cursos de Ciências Contábeis de uma universidade pública

Autores

  • Ricardo Santana de Almeida UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Katyane Aline Cantu Moreno UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Silvana Anita Walter UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Sidnei Celerino da Silva UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.23925/cafi.62.60643

Palavras-chave:

Síndrome de Burnout, Variáveis Sociodemográficas, Variáveis de Vivência Acadêmica, Acadêmicos de Ciências Contábeis, Graduação

Resumo

Este estudo tem por objetivo analisar a relação e as diferenças entre as subdimensões da síndrome de Burnout (exaustão, cinismo e realização pessoal) com variáveis sociodemográficas (gênero, idade, renda e problema financeiro) e variáveis de vivência acadêmica (campus, período matriculado, em fase de TCC) em estudantes de dois cursos de graduação em Ciências Contábeis. A pesquisa foi realizada com os acadêmicos do curso de Ciências Contábeis em uma universidade multicampi do sul do país. Foram empregadas análises de correlação e teste de diferença de média (postos médios Kruskal-Wallis) para verificar, respectivamente, possíveis relações e diferenças de média entre Burnout e suas subdimensões. Como principais resultados, apurou-se que duas variáveis se correlacionaram com Burnout: renda e TCC. Averiguando esta relação por subdimensões de Burnout, tem-se que TCC e problemas financeiros se relacionam a subdimensão “exaustão”; período matriculado com a “cinismo”; campi e período matriculado se relacionaram com “realização pessoal”. Ao averiguar a localização das diferenças, destacam-se: em “exaustão”: gênero, problemas financeiros e TCC. “Cinismo”: aumentam as diferenças conforme o curso avança e diminui a “realização pessoal”, variando conforme o campus. Os achados permitiram identificar as relações e diferenças, além de indicar futuras investigações sobre fatores geradores da síndrome nos cursos delimitados.

Biografia do Autor

Ricardo Santana de Almeida, UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Mestrando em Contabilidade pela Unioeste-Cascavel

Katyane Aline Cantu Moreno, UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Mestranda em Contabilidade pela Unioeste-Cascavel

Silvana Anita Walter, UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutora em Administração

Sidnei Celerino da Silva, UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutor em Controladoria e Contabilidade

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Publicado

2023-10-01

Como Citar

Almeida, R. S. de ., Moreno, K. A. C. ., Walter, S. A., & Silva, S. C. da. (2023). Síndrome de Burnout em discentes de cursos de Ciências Contábeis de uma universidade pública. CAFI, 6(2), 221–247. https://doi.org/10.23925/cafi.62.60643