Impactos da Covid-19 em Programas Stricto Sensu da Área de Negócios:
possibilidades para a educação a distância
DOI:
https://doi.org/10.23925/cafi.62.61717Palavras-chave:
Covid-19, Stricto Sensu, Educação a Distância, EducaçãoResumo
Este estudo objetivou identificar o nível de satisfação dos discentes de programas de mestrado e doutorado da área de negócios com as mudanças introduzidas pelas instituições de ensino superior para viabilizar a continuidade do curso frente ao contexto de pandemia provocada pela Covid-19. Para atender ao objetivo proposto, aplicou-se um questionário em 101 discentes matriculados em programas da área de negócios no primeiro semestre de 2020. Como principais resultados, foi possível constatar que os participantes do estudo mostraram, em média, um nível de satisfação moderado em relação às adaptações introduzidas pelas instituições de ensino no contexto da Covid-19. Além disso, foi possível identificar que características pessoais (gênero, estado civil, idade e número de filhos) e o contato prévio com cursos de longa duração em EAD foram estatisticamente significativos para explicar as diferenças nos níveis motivacionais apresentados. Foi evidenciado, ainda, que quanto mais satisfeito em relação às mudanças o estudante estava, maior era a sua propensão para indicar um curso stricto sensu 100% em EAD para um amigo. Entre os principais descontentamentos em relação às adaptações utilizadas pelas instituições, está a percepção de baixo desenvolvimento das habilidades necessárias para a atuação futura como docente, a percepção de baixa interação entre os discentes durante o ensino remoto emergencial e as dificuldades para aprofundar no conhecimento na modalidade EAD. Os resultados da pesquisa permitem refletir sobre os impactos da Covid-19 e a introdução da EAD na pós-graduação stricto sensu no Brasil.
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