Impactos da Covid-19 em Programas Stricto Sensu da Área de Negócios:

possibilidades para a educação a distância

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.23925/cafi.62.61717

Palabras clave:

Covid-19, Stricto Sensu, Educação a Distância, Educação

Resumen

Este estudo objetivou identificar o nível de satisfação dos discentes de programas de mestrado e doutorado da área de negócios com as mudanças introduzidas pelas instituições de ensino superior para viabilizar a continuidade do curso frente ao contexto de pandemia provocada pela Covid-19. Para atender ao objetivo proposto, aplicou-se um questionário em 101 discentes matriculados em programas da área de negócios no primeiro semestre de 2020. Como principais resultados, foi possível constatar que os participantes do estudo mostraram, em média, um nível de satisfação moderado em relação às adaptações introduzidas pelas instituições de ensino no contexto da Covid-19. Além disso, foi possível identificar que características pessoais (gênero, estado civil, idade e número de filhos) e o contato prévio com cursos de longa duração em EAD foram estatisticamente significativos para explicar as diferenças nos níveis motivacionais apresentados. Foi evidenciado, ainda, que quanto mais satisfeito em relação às mudanças o estudante estava, maior era a sua propensão para indicar um curso stricto sensu 100% em EAD para um amigo. Entre os principais descontentamentos em relação às adaptações utilizadas pelas instituições, está a percepção de baixo desenvolvimento das habilidades necessárias para a atuação futura como docente, a percepção de baixa interação entre os discentes durante o ensino remoto emergencial e as dificuldades para aprofundar no conhecimento na modalidade EAD. Os resultados da pesquisa permitem refletir sobre os impactos da Covid-19 e a introdução da EAD na pós-graduação stricto sensu no Brasil.

Citas

Aristovnik, A., Keržič, D., Ravšelj, D., Tomaževič, N.& Umek, L. (2020). Impacts of the COVID-19 Pandemic on Life of Higher Education Students: A Global Perspective. Sustainability, 12(20), 1-34. https://doi.org/10.3390/su12208438

Álvarez, L. S. J.; Vega, N.; Mora, E. D. C.; Jaramillo, N. C. P. & Miguitama, P. Q. (2020). Estilos y estrategia de enseñanza-aprendizaje de estudiantes universitarios de la Ciencia del Suelo. Revista Electrónica de Investigación Educativa, 21(04), 1-10. https://doi.org/10.24320/redie.2019.21.e04.1935.

Anastasiou, L. G. C. & Alves, L. P. (2004). Processos de Ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. 3. ed. Joinville: UNIVILLE.

Capes – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (2019). CAPES recebe primeiras propostas de mestrado EAD. https://www.gov.br/capes/pt-br/assuntos/noticias/capes-recebe-primeiras-propostas-de-mestrado-ead

Costa, R. (2020). Lições do coronavírus: ensino remoto emergencial não é EAD. https://desafiosdaeducacao.grupoa.com.br/coronavirus-ensino-remoto

Dosea, G.S., Santos, R.W., Andrade S., E., Reis F., L. & Dos Santos Oliveira, A.M. (2020). Métodos Ativos De Aprendizagem No Ensino Online: A Opinião De Universitários Durante A Pandemia De Covid-19. Interfaces Científicas – Educação, 10, 137–148. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v10n1p137-148

Durso, S. O., Nascimento, E. M.& Cunha, J. V. A. (2016). Fatores motivadores da realização de disciplinas em EAD: um estudo sob a ótica da teoria da autodeterminação. Future Studies Research Journal: Trends and Strategies, 8(2), 83-116. https://www.revistafuture.org/FSRJ/article/view/225/361

Durso, S. O., Nascimento, E. M. N., & Cunha, J. V. A. (2016). Fatores motivadores da realização de disciplinas em EAD: um estudo sob a ótica da teoria da autodeterminação. Future Studies Research Journal: Trends and Strategy, 8(2), 83–116. https://doi.org/10.24023/FutureJournal/2175-5825/2016.v8i2.225

Fávero, A. C., & Parreira, F. M. (2020). Ensino remoto de urgência de urgência nos cursos da área da saúde durante o distanciamento social gerado pela pandemia. Pensar Acadêmico, 18(5), 950-962. https://doi.org/10.21576/pa.2020v18i5.2023

Gnanadass, E., & Sanders, A. Y. (2019). Gender still matters in distance education. In: Moore, M. G. & Diehll, W. Handbook of distance education. 4ed. Routledge.

Granjero E. M, Musse J. O., Peixoto T. M., Nunes I. V., Soares I. M. S. C., Silva I. C. O.,

Carvalho T. B., & Dias Y. O. (2020). Estratégias de ensino à distância para a educação interprofissional em saúde frente à pandemia COVID-19. REVISA – Revista de Divulgação Científica Sena Aires, 9(Esp. 1), 591-602. https://doi.org/10.36239/revisa.v9.nesp1.p591a602

Gusso, H. L., Archer, A. B., Luiz, F. B., Sahão, F. T., Luca, G. G., Henklain, M. H. O., Panosso,

M. G., Keinen, N., Beltramello, O., Gonçalves, V. M. (2020). Ensino superior em temos de pandemia: diretrizes à gestão universitária. Educação & Sociedade, 41, e238957. https://doi.org/10.1590/ES.238957

Jaggars, S. S. (2014). Choosing between online and face-to-face courses: community college student voices. American Journal of Distance Education, 28(1), 27-38. https://doi.org/10.1080/08923647.2014.867697

Haas, C. M. & Lopes, J. N. S. (2014). Desafios da docência em educação a distância: o que dizem os professores. Informática na Educação: Teoria & Prática, 17(2), 113-130. https://doi.org/10.22456/1982-1654.47953

Karpinski, J. A., Mouro, N. F. D., Castro, M. & Lara, L. F. (2017). Fatores críticos do sucesso de um curso em EAD: percepções dos acadêmicos. Avaliação, 22(2), 440-457. http://dx.doi.org/10.1590/S1414-40772017000200010

Lakatos, E. M., & Marconi, M. A. (2019). Fundamentos de metodologia científica. 8ed. São Paulo: Atlas.

Leal, E. A., & Borges, M. D. P. P. (2016). Estratégias De Ensino Aplicadas Na Área Da Contabilidade Gerencial: Um Estudo Com Discentes Do Curso De Ciências Contábeis. Revista Ambiente Contábil, 8, 1–18. https://doi.org/10.21680/2176-9036.2016v8n2id8186

Lima, J. V. S., Soares, B. A., Maran, B. M., Souza, L. A., Hyppolito, M. A., & Reis, A. C. M. B. (2022). Covid-19 e a adaptação ao ensino remoto emergencial: revisão de escopo. Medicina (Ribeirão Preto), 55(4), 3-19. https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.rmrp.2022.196129

Martinez, L. I. A. (2022). Satisfação discente no ensino superior brasileiro com as práticas de Ensino Remoto de Emergência no 1ºano da Pandemia de COVID-19. (Dissertação de Mestrado). Universidade de Lisboa. Recuperado de: https://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/52470/1/ulfpie056708_tm.pdf

Martins, G. A., & Theóphilo, C. R. (2009). Metodologia de investigação científica para ciências sociais aplicadas. Atlas.

Martins, G. A., & Domingues, O. (2017). Estatística geral e aplicada. 6ed. Atlas.

Masetto, M. T. (2003). Competência pedagógica do professor universitário. São Paulo: Summus.

Mazzioni, S. (2013). As estratégias utilizadas no processo de ensino-aprendizagem: concepções de alunos e professores de ciências contábeis. Revista Eletrônica de Administração e Turismo-ReAT, 2(1), 93-109. https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/AT/article/view/1426/2338

Marques, L. & Biavatti, V.T. (2019). Estratégias aplicadas no ensino da contabilidade: evidências dos planos de ensino de uma universidade pública. Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL 12, 24–47. https://doi.org/10.5007/1983-4535.2019v12n2p24.

Marques, R. (2020). A ressignificação da educação e o processo de ensino e aprendizagem no contexto de pandemia da COVID-19. Boletim de Conjuntura (BOCA), 3(7). https://revista.ufrr.br/boca/article/view/Marques

Maroco, J., & Garcia-Marques, T. (2006). Qual a fiabilidade do alfa de Cronbach? Questões antigas e soluções modernas? Laboratório de Psicologia, 4(1), 65-90. https://repositorio.ispa.pt/handle/10400.12/133

Penteado, R. Z., & Costa, B. C. G. (2021). Trabalho docente com videoaulas em EaD: dificuldades de professores e desafios para a formação e a profissão docente. Educação em Revista, 37, e236284. https://doi.org/10.1590/0102-4698236284

Piletti, C. (2006). Didática geral. 23ed. São Paulo: Ática.

Ribeiro, H., & Corrêa, R. (2020). Estratégias De Ensino Praticadas Nas Instituições De Ensino Superior Privada De Um Grupo Educacional Do Brasil Frente A Pandemia Do Covid-19. Revista Gestão Organizacional, 14(1), 333-355. https://doi.org/10.22277/rgo.v14i1.5658

Riedner, D. D. T., & Pischetola, M. (2016). Tecnologias digitais no ensino superior: uma possibilidade de inovação das práticas? Educação, Formação & Tecnologias, 9(2), 37-55. http://eft.educom.pt/index.php/eft/article/view/526.

Sampaio, R. M. (2020). Práticas de ensino e letramentos em tempos de pandemia da COVID-19. Research, Society and Development, 9(7), 1-16. https://doi.org/10.33448/rsd-v9i7.4430

Schlemmer, E., & Moreira, J. A. (2019). Modalidade da Pós-Graduação Stricto Sensu em discussão: dos modelos de EaD aos ecossistemas de inovação num contexto híbrido e multimodal. Educação Unisinos, 23(4), 689-708. https://doi.org/10.4013/2019.234.06

Unesco – United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization. (2020). Covid-19: impact on education. https://en.unesco.org/covid19/educationresponse

Verschoore, J. R. S. (2019). Desafios do ensino de estratégia em mestrados e doutorados profissionais. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, 59(1), 57-61. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-759020190106

Welter, C. V. N., Bichueti, R. S., Sausen, J. F. C. L., & Baggio, D. K. (2021). Como se forma um docente universitário para o ensino da administração? Uma discussão acerca das políticas de formação de professores para o ensino superior de administração no Brasil. Revista de Administração em Diálogo, 23(3), 77-95. http://dx.doi.org/10.23925/2178-0080.2021v23i3.51166

Wille, S. B. (2018). "Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende ensinando": refletindo sobre ações de formação docente na pós-graduação em Contabilidade. 2018. 210 f. Tese (Doutorado em Controladoria e Contabilidade). Programa de Pós-graduação em Controladoria e Contabilidade da Universidade de São Paulo, São Paulo, SP. https://teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12136/tde-06112018-115030/publico/OriginalSuilise.pdf

Woodridge, J. M. (2007). Introdução a econometria: uma abordagem moderna. Thomson.

Publicado

2023-10-01

Cómo citar

Durso, S. de O., Russo, P. T., & Sousa, L. K. S. S. (2023). Impactos da Covid-19 em Programas Stricto Sensu da Área de Negócios:: possibilidades para a educação a distância. CAFI, 6(2), 202–220. https://doi.org/10.23925/cafi.62.61717