Desenvolvimento de competências para exercer o empreendedorismo na Contabilidade:

um estudo em universidades públicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/cafi.71.67106

Palavras-chave:

ensino contábil, empreendedor, contabilidade, projeto pedagógico, profissional autônomo

Resumo

O objetivo deste trabalho foi verificar o alinhamento dos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs) de Ciências Contábeis em relação ao desenvolvimento de competências necessárias para exercer o empreendedorismo, especialmente em universidades públicas. A metodologia envolveu pesquisa documental para analisar os PPCs de 15 universidades em relação à abordagem de competências relacionadas ao empreendedorismo, no que tange ao perfil do egresso esperado pelas instituições. Os resultados demonstram que há um baixo alinhamento entre as competências esperadas para o egresso de Ciências Contábeis que deseja se tornar empreendedor e o que, de fato, os cursos desenvolvem em sua formação. Exceto pelas competências Ética e Comprometimento, a menção às demais competências estudadas teve pequena aderência por parte dos PPCs. O trabalho traz como contribuição principal a discussão sobre o desenvolvimento de competências relacionadas ao empreendedorismo ao discente de Ciências Contábeis, considerando que empreender, especialmente por meio da abertura de um escritório de contabilidade, é um dos possíveis caminhos em termos de carreira que o estudante pode trilhar. Outra contribuição se relaciona à adaptação às novas Diretrizes Curriculares Nacionais (2024), discutindo que pode haver alguma dificuldade de adaptação a essa nova proposta por parte das universidades.

Biografia do Autor

Luiz Felipe Costa Marques, Escola Paulista de Economia, Política e Negócios da Universidade Federal de São Paulo (EPPEN/UNIFESP)

Bacharel em Ciências Contábeis pela EPPEN/UNIFESP

Simone Alves da Costa, Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)

Doutora em Controladoria e Contabilidade pela FEA/USP. Professora Adjunta da EPPEN/UNIFESP.

 

Referências

Bardin, L. (2007). Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70.

Bower, J. L., & Christensen, C. M. (1995). Disruptive Technologies: Catching the Wave. Harvard Business Review. Disponível em: https://hbr.org/1995/01/disruptive-technologies-catching-the-wave.

Brasil (2004). Resolução CNE/CES 10, de 16 de dezembro de 2004. Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de graduação em Ciências Contábeis. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rces10_04.pdf.

Brasil (2024). Resolução CNE/CES nº 1, de 27 de março de 2024. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/resolucao-cne/ces-n-1-de-27-de-marco-de-2024-550904449.

Bressan, I. C., Marcelino, J. A., Domiciano, J. C. de S., & Fabri, B. H. (2023). Os avanços tecnológicos e o perfil do contador frente a era digital. Observatório de la Economía Latinoamericana, 21(12), 25466–25489. https://doi.org/10.55905/oelv21n12-109 .

CFC (2021). Quantos Somos. Conselho Federal de Contabilidade. Disponível em: https://cfc.org.br/registro/quantos-somos-2/.

Cury, J., & Veiga, H. (2021). Competências Empreendedoras nos Contextos de Ensino- Aprendizagem: Revisão Sistemática da Literatura. Gestão & Conexões Vitória , 10(3).

Data Portal (2022). Digital 2022: Global Overview Report. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/ppgadm/article/view/35992.

Dezin, N. K. & Lincoln, Y. S. (Orgs). (2006). O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. 2. ed. Porto Alegre: Artmed. Disponível em: https://bds.unb.br/handle/123456789/863

Fellnhofer, K. (2019). Toward a taxonomy of entrepreneurship education research literature: A bibliometric mapping and visualization. Educational Research Review, 27(2) Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1747938X19300181

Fundação Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (2021). Ministério da Educação. Resolução n° 381, de 18 de novembro de 2021. Projeto Pedagógico.

Gil, A. C. (2007). Métodos e técnicas de pesquisa social. 6ª ed. São Paulo: Atlas.

Guba, E. G. & Lincoln, Y. S. (1980). Effective Evaluation. USA: Sage Publications.

Lenzi, F. (2008). Os empreendedores corporativos nas empresas de grande porte dos setores mecânico, metalúrgico e de material elétrico/comunicação em Santa Catarina: um estudo da associação entre tipos psicológicos e competências empreendedoras reconhecidas. Tese de Doutorado, Universidade de São Paulo, São Paulo. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-15012009-105920/pt-br.php

Lombardo, M. & Duarte, R. (2017). Contabilidade Online x Contabilidade Digital: Entenda esses 2 modelos de negócio com base científica, sem achismos ou monstros. Disponível em: https://robertodiasduarte.com.br/Contabilidade-Online-x-Contabilidade-Digital.pdf .

Luvezute, R., Scheller, M., & Bonotto, D. (2015). Pesquisa documental na pesquisa qualitativa: conceitos e caracterização. Revista de Investigaciones, Colombia, 4(2). Disponível em: file:///C:/Users/Fernando/Downloads/Administrador,+04_Pesquisa+documental+na+pesquisa+qualitativa.pdf

Peleias, I., Lourenço, R., Peters, M., & Lavarda, C. (2014). Empresários Contábeis da Grande São Paulo: Atributos importantes no Desempenho da Profissão. Congresso USP de Controladoria e Contabilidade. Disponível em: https://congressousp.fipecafi.org/anais/artigos142014/360.pdf

Pontes, J. O. (2023). Contabilidade e Tecnologia: Revisão de literatura acerta dos escritórios de Contabilidade Digital. Trabalho de Conclusão de Curso. Trabalho de Conclusão de Curso, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia. Disponível em: https://repositorioufu.br/handle/123456789/36985 .

Salomon, D. (2004). Como fazer uma monografia. São Paulo: WMF Martins Fontes.

Santana, F. B., Araujo Sales, J. D., Cornélio, E. D. A., & Nascimento, E. A. (2021). Uma análise da percepção acadêmica de Ciências Contábeis sobre o estágio supervisionado frente a inserção mercadológica. Revista Eniac Pesquisa, 10(1), 39–58. https://doi.org/10.22567/rep.v10i1.768

Santos, L. T. & Tabosa, M. C. O. (2020). O mercado contábil e os novos rumos da contabilidade : uma análise da percepção dos alunos concluintes. Revista Campo do Saber, 6(2). Disponível em: https://periodicos.iesp.edu.br/index.php/campodosaber/article/view/352

Silva, F., Eduardo, A., Maldonado, A., & Ribeiro, J. (2019). As Diretrizes Curriculares para o curso de Ciências Contábeis: Reformas, Conteúdos e Perspectivas de Inovação. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), 3(1). Disponível em; https://periodicos.ufms.br/index.php/EIGEDIN/article/view/8842

Tadeu, S., Almeida, N., & Gonçalves, A. (2021). Contabilidade 4.0, a tecnologia a favor dos contadores na era digital. Revista de Projetos Extensionistas, 1(1). Disponível em: https://periodicos.fapam.edu.br/index.php/RPE/article/view/342

Universidade de São Paulo (2020). Projeto Pedagógico do curso de Bacharelado em Ciências Contábeis.

Universidade Estadual da Paraíba (2016). Projeto Pedagógico do curso de Bacharelado em Ciências Contábeis.

Universidade Federal da Bahia (2006). Projeto Pedagógico do curso de Bacharelado em Ciências Contábeis.

Universidade Federal da Grande Dourados (2014). Projeto Pedagógico do curso de Bacharelado em Ciências Contábeis.

Universidade Federal de Alagoas (2017). Projeto Pedagógico do curso de Bacharelado em Ciências Contábeis.

Universidade Federal de Goiás (2015). Projeto Pedagógico do curso de Bacharelado em Ciências Contábeis.

Universidade Federal do Pernambuco (2018). Projeto Pedagógico do curso de Bacharelado em Ciências Contábeis.

Universidade Federal de Roraima (2013). Projeto Pedagógico do curso de Bacharelado em Ciências Contábeis.

Universidade Federal de São Paulo (2020). Projeto Pedagógico do curso de Bacharelado em Ciências Contábeis.

Downloads

Publicado

2024-05-01

Como Citar

Marques, L. F. C., & Costa, S. A. da . (2024). Desenvolvimento de competências para exercer o empreendedorismo na Contabilidade: : um estudo em universidades públicas. CAFI, 7(1), 85–105. https://doi.org/10.23925/cafi.71.67106