Desenvolvimento de competências para exercer o empreendedorismo na Contabilidade:
um estudo em universidades públicas
DOI:
https://doi.org/10.23925/cafi.71.67106Palavras-chave:
ensino contábil, empreendedor, contabilidade, projeto pedagógico, profissional autônomoResumo
O objetivo deste trabalho foi verificar o alinhamento dos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs) de Ciências Contábeis em relação ao desenvolvimento de competências necessárias para exercer o empreendedorismo, especialmente em universidades públicas. A metodologia envolveu pesquisa documental para analisar os PPCs de 15 universidades em relação à abordagem de competências relacionadas ao empreendedorismo, no que tange ao perfil do egresso esperado pelas instituições. Os resultados demonstram que há um baixo alinhamento entre as competências esperadas para o egresso de Ciências Contábeis que deseja se tornar empreendedor e o que, de fato, os cursos desenvolvem em sua formação. Exceto pelas competências Ética e Comprometimento, a menção às demais competências estudadas teve pequena aderência por parte dos PPCs. O trabalho traz como contribuição principal a discussão sobre o desenvolvimento de competências relacionadas ao empreendedorismo ao discente de Ciências Contábeis, considerando que empreender, especialmente por meio da abertura de um escritório de contabilidade, é um dos possíveis caminhos em termos de carreira que o estudante pode trilhar. Outra contribuição se relaciona à adaptação às novas Diretrizes Curriculares Nacionais (2024), discutindo que pode haver alguma dificuldade de adaptação a essa nova proposta por parte das universidades.
Referências
Bardin, L. (2007). Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70.
Bower, J. L., & Christensen, C. M. (1995). Disruptive Technologies: Catching the Wave. Harvard Business Review. Disponível em: https://hbr.org/1995/01/disruptive-technologies-catching-the-wave.
Brasil (2004). Resolução CNE/CES 10, de 16 de dezembro de 2004. Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de graduação em Ciências Contábeis. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rces10_04.pdf.
Brasil (2024). Resolução CNE/CES nº 1, de 27 de março de 2024. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/resolucao-cne/ces-n-1-de-27-de-marco-de-2024-550904449.
Bressan, I. C., Marcelino, J. A., Domiciano, J. C. de S., & Fabri, B. H. (2023). Os avanços tecnológicos e o perfil do contador frente a era digital. Observatório de la Economía Latinoamericana, 21(12), 25466–25489. https://doi.org/10.55905/oelv21n12-109 .
CFC (2021). Quantos Somos. Conselho Federal de Contabilidade. Disponível em: https://cfc.org.br/registro/quantos-somos-2/.
Cury, J., & Veiga, H. (2021). Competências Empreendedoras nos Contextos de Ensino- Aprendizagem: Revisão Sistemática da Literatura. Gestão & Conexões Vitória , 10(3).
Data Portal (2022). Digital 2022: Global Overview Report. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/ppgadm/article/view/35992.
Dezin, N. K. & Lincoln, Y. S. (Orgs). (2006). O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. 2. ed. Porto Alegre: Artmed. Disponível em: https://bds.unb.br/handle/123456789/863
Fellnhofer, K. (2019). Toward a taxonomy of entrepreneurship education research literature: A bibliometric mapping and visualization. Educational Research Review, 27(2) Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1747938X19300181
Fundação Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (2021). Ministério da Educação. Resolução n° 381, de 18 de novembro de 2021. Projeto Pedagógico.
Gil, A. C. (2007). Métodos e técnicas de pesquisa social. 6ª ed. São Paulo: Atlas.
Guba, E. G. & Lincoln, Y. S. (1980). Effective Evaluation. USA: Sage Publications.
Lenzi, F. (2008). Os empreendedores corporativos nas empresas de grande porte dos setores mecânico, metalúrgico e de material elétrico/comunicação em Santa Catarina: um estudo da associação entre tipos psicológicos e competências empreendedoras reconhecidas. Tese de Doutorado, Universidade de São Paulo, São Paulo. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-15012009-105920/pt-br.php
Lombardo, M. & Duarte, R. (2017). Contabilidade Online x Contabilidade Digital: Entenda esses 2 modelos de negócio com base científica, sem achismos ou monstros. Disponível em: https://robertodiasduarte.com.br/Contabilidade-Online-x-Contabilidade-Digital.pdf .
Luvezute, R., Scheller, M., & Bonotto, D. (2015). Pesquisa documental na pesquisa qualitativa: conceitos e caracterização. Revista de Investigaciones, Colombia, 4(2). Disponível em: file:///C:/Users/Fernando/Downloads/Administrador,+04_Pesquisa+documental+na+pesquisa+qualitativa.pdf
Peleias, I., Lourenço, R., Peters, M., & Lavarda, C. (2014). Empresários Contábeis da Grande São Paulo: Atributos importantes no Desempenho da Profissão. Congresso USP de Controladoria e Contabilidade. Disponível em: https://congressousp.fipecafi.org/anais/artigos142014/360.pdf
Pontes, J. O. (2023). Contabilidade e Tecnologia: Revisão de literatura acerta dos escritórios de Contabilidade Digital. Trabalho de Conclusão de Curso. Trabalho de Conclusão de Curso, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia. Disponível em: https://repositorioufu.br/handle/123456789/36985 .
Salomon, D. (2004). Como fazer uma monografia. São Paulo: WMF Martins Fontes.
Santana, F. B., Araujo Sales, J. D., Cornélio, E. D. A., & Nascimento, E. A. (2021). Uma análise da percepção acadêmica de Ciências Contábeis sobre o estágio supervisionado frente a inserção mercadológica. Revista Eniac Pesquisa, 10(1), 39–58. https://doi.org/10.22567/rep.v10i1.768
Santos, L. T. & Tabosa, M. C. O. (2020). O mercado contábil e os novos rumos da contabilidade : uma análise da percepção dos alunos concluintes. Revista Campo do Saber, 6(2). Disponível em: https://periodicos.iesp.edu.br/index.php/campodosaber/article/view/352
Silva, F., Eduardo, A., Maldonado, A., & Ribeiro, J. (2019). As Diretrizes Curriculares para o curso de Ciências Contábeis: Reformas, Conteúdos e Perspectivas de Inovação. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), 3(1). Disponível em; https://periodicos.ufms.br/index.php/EIGEDIN/article/view/8842
Tadeu, S., Almeida, N., & Gonçalves, A. (2021). Contabilidade 4.0, a tecnologia a favor dos contadores na era digital. Revista de Projetos Extensionistas, 1(1). Disponível em: https://periodicos.fapam.edu.br/index.php/RPE/article/view/342
Universidade de São Paulo (2020). Projeto Pedagógico do curso de Bacharelado em Ciências Contábeis.
Universidade Estadual da Paraíba (2016). Projeto Pedagógico do curso de Bacharelado em Ciências Contábeis.
Universidade Federal da Bahia (2006). Projeto Pedagógico do curso de Bacharelado em Ciências Contábeis.
Universidade Federal da Grande Dourados (2014). Projeto Pedagógico do curso de Bacharelado em Ciências Contábeis.
Universidade Federal de Alagoas (2017). Projeto Pedagógico do curso de Bacharelado em Ciências Contábeis.
Universidade Federal de Goiás (2015). Projeto Pedagógico do curso de Bacharelado em Ciências Contábeis.
Universidade Federal do Pernambuco (2018). Projeto Pedagógico do curso de Bacharelado em Ciências Contábeis.
Universidade Federal de Roraima (2013). Projeto Pedagógico do curso de Bacharelado em Ciências Contábeis.
Universidade Federal de São Paulo (2020). Projeto Pedagógico do curso de Bacharelado em Ciências Contábeis.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 CAFI
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Declaração de Privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.